ADARVE DA MURALHA INAUGURADO: “PRETENDÍAMOS VALORIZAR A MURALHA”

Foi inaugurado esta manhã o percurso pedonal do adarve da Muralha. Este momento foi o último integrado nas comemorações deste ano do 24 de junho.

Uma maneira de tornar o património acessível aos vimaranenses e levá-los a desfrutar dos espaços emblemáticos da sua cidade: foi esta a premissa base dos discursos que assinalaram esta inauguração. “O que mais desejo é que o nosso património esteja bem cuidado e que seja bem usado. Só assim o gozamos”, afirmou Domingos Bragança. Também Isabel Fernandes, diretora do Paço dos Duques, Castelo de Guimarães e Museu Alberto Sampaio, manifestou a mesma ideia. “Era uma pena que este espaço não fosse acessível a toda a gente. É um espaço muito bonito e esta obra tem segurança, é um lugar seguro para percorrer. Queremos que estes espaços sejam usufruídos por todos”, disse. A visita ao percurso será gratuita.

Miguel Melo foi o arquiteto responsável pela obra e destacou o facto de a mesma ser reversível, ou seja, pode ser retirada sem colocar em causa a muralha. “O que pretendíamos era valorizar a muralha e foi por aí que começamos e terminamos. Criar a possibilidade de o Adarve ser acessível através de uma estrutura simples e reversível, porque há a possibilidade de se retirar”, explicou.

Já Miguel Bastos, engenheiro, foi o “mentor” do projeto, tendo proposto a ideia, num primeiro momento, no Orçamento Participativo. “Quando passava cá achava que era um desperdício este espaço não estar à disposição dos vimaranenses”, assumiu.

Depois desta obra, Domingos Bragança apontou mais três locais a necessitar de reabilitação urgente, entre eles a Torre da Alfândega. “Ainda há alguns sítios que precisam de ser melhorados, cuidados, reabilitados e disponibilizados para fruição. Um deles é a Torre da Alfândega. O projeto está pronto e brevemente será lançado para execução da obra. Pretendo que seja inaugurado a 24 de junho de 2020”, revelou o presidente da Câmara Municipal.

A rua D. João I  e a rua Francisco Agra também estão entre as prioridades.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?