Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques foi o ponto de encontro do Projeto Erasmus+

Alunos e professores preparam a deslocação à Catalunha, no próximo mês de maio.

barra_fb-Recovered
© Direitos Reservados

No âmbito do Projeto Erasmus+ KA209, “Be the Solution to Pollution”, o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques (AEDAH) recebeu os seus parceiros da Espanha, Hungria e Turquia, entre os dias 8 e 11 de março.

Em comunicado às redações, o AEDAH refere que “ao longo de quatro dias o grupo, composto por quinze alunos e sete professores, teve a oportunidade de contactar e viver in loco a escola e a cidade de Guimarães, sempre na companhia de alunos e professores da Escola D. Afonso Henriques”.

A manhã do primeiro dia de atividades, com o mote “Welcome to Guimarães and our School”, teve início com o tradicional toque dos Nicolinos, pelos tambores de um grupo de alunos que rufaram para dar as boas-vindas aos participantes. Depois da receção pela diretora do Agrupamento, e do contacto com alunos e professores em contexto de sala de aula e exterior, houve oportunidade de provar sabores tradicionais e de ficar a conhecer o sistema educativo português.

A tarde foi dedicada a workshops de Robótica, Ciência e Eco-Escolas, “tendo-se revelado um sucesso junto dos visitantes, pela inovação e oportunidade de experienciar sob a orientação dos alunos portugueses”.

A visita ao Laboratório da Paisagem centrou-se no tema do AEDAH, a Poluição do Solo. O solo, reciclagem e robótica foram os tópicos da visita ao Centro de Ciência Viva de Guimarães. As atividades cumpriram a temática definido para este dia, “Let’s workshop, today”! O fim do dia foi reservado a momentos de partilha de danças e canções tradicionais dos países presentes.

Foi na Biblioteca do Rei D. Afonso Henriques que o mote do dia três, “Get to know the place where Portugal was born. Guimarães, our town!”, teve início e “celebrou a riqueza das línguas maternas dos parceiros”. Houve partilha de História de Portugal e de Guimarães, estórias, lendas e poemas na língua materna dos presentes, com respetiva tradução para inglês. Uma das turmas do 8.º ano coordenou um momento de silêncio pela Ucrânia e houve tempo para uma canção entoada por todos.

Terminou-se a manhã com o “Workshop – Marcadores de Livros”, em que cada um dos presentes decorou um marcador de livros depois de escrever uma frase alusiva ao tema do projeto, na respetiva língua com tradução para inglês.

Depois de mais um almoço de sabores tradicionais portugueses, o grupo Erasmus+ foi recebido na Câmara Municipal, visitou o Castelo e o Paço dos Duques antes de dar início à Rota dos Afonsinos.

O mote do quarto e último dia das atividades “We are Nature!” levou os participantes numa entusiástica viagem de teleférico ao Monte da Penha, “onde nem a chuva nem o frio refrearam o ânimo perante a beleza do local”.

O dia terminou com uma reunião entre os coordenadores do projeto, na qual se definiram as ações futuras e se preparou a próxima mobilidade de alunos e professores à Catalunha, no mês de maio, para uma abordagem ao tema da respetiva escola Poluição da Água.

“Foram quatro dias intensos de partilhas, aprendizagens, conhecimento e novos amigos. Aprofundou-se o tema da Poluição do Solo, tiraram-se conclusões e definiram-se medidas a implementar, no âmbito do projeto, por todos os intervenientes. No Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, viveu-se o verdadeiro Espírito Erasmus+”, conclui Eugénia Almeida, coordenadora dos projetos Erasmus+.

.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES