ALUNOS DE DESIGN E MARKETING DE MODA DA UMINHO EXIBEM AS SUAS COLEÇÕES

Os alunos de Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho apresentam as suas coleções de final de curso num desfile agendado para esta sexta-feira, dia 08, às 21h00, no Instituto de Design do campus de Couros, em Guimarães. Inspirados no tema “Living in the virtual world”, os jovens criativos darão a conhecer as suas visões em cinco coleções inéditas, que integram mais de 80 looks com peças de vestuário, bijuteria, carteiras e chapéus, entre outras. Esta é a terceira edição do evento “UModa”.

A primeira coleção a subir ao palco intitula-se “John 8:32” e descreve a jornada de um guerreiro urbano à descoberta da realidade. Seguem-se “3018”, uma ligação entre o real e virtual, onde ambos os sexos se sentem confiantes para experienciarem novas emoções, e “404”, que explora a ideia de perda de identidade num não-lugar solitário. A procura de sinais de vida entre dois mundos discrepantes e complementares perpetua-se na coleção de vestuário e acessórios “Signs of Life”. Por fim, é a vez do trabalho “Transition” nos levar a viajar pela evolução tecnológica da sociedade contemporânea.

“O cenário é inspirado num ‘universo destruído’ com desperdícios de materiais têxteis espalhados por todo o lado, pretendendo-se alertar assim para os perigos da indústria fast-fashion, que tem vindo a ser responsabilizada pela escassez dos recursos naturais, pelo aumento da poluição e pela exploração da mão-de-obra barata”, explicam os estudantes.

Esta iniciativa resulta de uma sinergia entre os finalistas de Design e Marketing de Moda e os mestrandos de Design de Comunicação de Moda. “Este é o culminar de um projeto que procura agregar os conhecimentos adquiridos em ambos os cursos, proporcionando um primeiro contacto com o mundo empresarial, ao mesmo tempo que dá a oportunidade aos alunos de Comunicação de Moda de promoverem um evento desta natureza”, realça Joana Cunha, professora do Departamento de Engenharia Têxtil da UMinho. A “UModa” conta este ano com o apoio de diversos parceiros da região, incluindo a Câmara Municipal de Guimarães e a Agência RH Models. Estreou-se em 2016 no antigo mercado de Guimarães, repetindo-se no ano seguinte na Plataforma das Artes e da Criatividade.

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