APELO À CONSCIENCIALIZAÇÃO DA DEMÊNCIA A MARCAR PROGRAMA DO DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

Workshop realizado esta segunda-feira, 08 de outubro, contou com a presença de vários técnicos ligados a instituições do concelho.

 

 

 

As Comemorações do Dia Internacional do Idoso, através de um programa desenvolvido pela Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, iniciaram esta segunda-feira com um workshop alusivo ao tema “Alzheimer e outras demências – da prevenção ao tratamento”.

A sessão de abertura contou com a presença da vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, do Provedor do Idoso, José Lopes, sob orientação de Filomena Santos, psicóloga clínica e da saúde, perante uma plateia composta por vários técnicos ligados a instituições do concelho.

Paula Oliveira realçou a preocupação da Câmara Municipal em despertar a discussão à volta do tema, advertindo que “não há respostas absolutas e as respostas que existem devem ser transversais” à medida de cada caso, perante “um longo caminho ainda a percorrer”, sublinhou a vereadora da Ação Social.

Filomena Santos lembrou que Portugal é o quarto país da OCDE mais envelhecido e a prevenção é a melhor medida para o combate às doenças de demência e Alzheimer. Nesta medida, através das ações desenvolvidas, a autarquia de Guimarães “está sensibilizada” e foca um “apelo à consciencialização da demência” com o objetivo de proporcionar um envelhecimento da população com qualidade de vida.

O programa do Dia Internacional do Idoso prossegue esta terça-feira, 09 de outubro, com um espetáculo de variedades no Multiusos de Guimarães que inclui a participação do Cercissons (CERCIGUI), do Grupo Folclórico da UNAGUI, do Grupo de Concertinas do Encontro de Saberes e também do artista Marco Génio.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?