Arrancaram hoje as comemorações dos 50 anos do Serviço de Pediatria do Hospital de Guimarães

Vai ser homenageado Gama Brandão, o médico fundador.

barra_pediatria

No âmbito das comemorações dos 50 anos do Serviço de Pediatria do HSOG, começou hoje a ser apresentada virtualmente a exposição “O Hospital das Crianças”, disponível para visita fisica, no Guimarãeshopping, entre 24 e 30 de maio de 2021. São 731 desenhos de alunos de várias escolas de Guimarães.

Foto: DR

Escola EB 1 Oliveira do Castelo- Escola EB 1 / JI de Poças- Colégio Nossa Senhora da Conceição- Escola EB 2, 3 Egas Moniz- Escola EB 2, 3 João de Meira, são os estabelecimentos de ensino com desenhos nesta mostra.

É o arranque de um programa que tem os seus pontos altos no dia 29, às 17h00, com uma sessão solene, em que será homenageado Gama Brandão, o médico fundador do Serviço de Pediatria. Nessa altura será também apresentado o projeto do livro comemorativo dos 50 anos do Serviço.

No dia 30, às 12h30, é celebrada uma eucaristia na basílica de São Pedro, também integrada nestas comemorações.

O Serviço de Pediatria do Hospital de Guimarães tem 40 pediatras, 19 dos quais neonatologistas e 21 de pediatria geral. Um longo caminho desde 1971, quando Gama Brandão conseguiu criar o serviço pelo qual lutava desde 1961. Naquela altura era apenas um médico e havia 45 camas de internamento, nota a diretora do Serviço, Águeda Matos.

“Na década de 1960, a mortalidade infantil era de 104 em cada mil nascimentos, em 2018 era de 2,8”, analisa a diretora do Serviço de Pediatria. Em 1982, quando Águeda Matos chegou ao Serviço, “as crianças ainda morriam muito de má nutrição e desnutrição”.

“Estou aqui há 40 anos e sinto-me muito feliz por ter contribuído para esta mudança”, reconhece Águeda Matos.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES