Autores lançam duas publicações sobre Guimarães no III.º Congresso Histórico Internacional

Durante o III.º Congresso Histórico Internacional, que se realiza em Guimarães entre 25 e 27 de outubro no Centro Cultural Vila Flor, serão lançados duas publicações sobre a cidade berço.

© Direitos Reservados

O livro “Raízes de uma Vila Industrial As Gentes de Ronfe (Guimarães) entre os Séculos XVI e XX, de Maria Norberta Amorim será apresentado no dia 25 de outubro, pelas 10h00. Já a publicação “Livros de notas de um ourives feirante José Moreira Pinto de Carvalho (1806-1864)”, de Manuela de Alcântara Santos, será lançado a 26 de outubro, pelas 18h30.

O congresso reúne mais de 100 investigadores em Guimarães e divide-se em cinco partes diferentes: a cidade no mundo antigo, medieval, moderno, industrial e a cidade da época atual. Em destaque estão as conferências inaugurais, que contam com a participação dos professores Vicente Pérez e José Ignacio Fortea Pérez, e a mesa redonda sobre a cidade do futuro, com a intervenção de Javier Gutiérrez Puebla, Paula Remoaldo e Ricardo Trevisan.

Neste ano, a iniciativa foca na promoção dos estudos de história local, com especial incidência sobre o território de Guimarães. Neste congresso, será abordada a evolução das cidades em contextos históricos e geográficos distintos, desde a cidade antiga à cidade do presente a caminho do futuro, com atenção nas cidades do mundo mediterrâneo.

O Congresso Histórico Internacional realizou-se pela primeira vez em Guimarães em 2012, ano em que a cidade berço foi Capital Europeia da Cultura. E partia-se do princípio que a história das cidades é fundamental na investigação. Desta forma, foi lançado o desafio aos parceiros do aprofundamento da história das respetivas cidades num congresso que serve de diálogo e encontro de raízes culturais.

 

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES