Azurém: PSD reuniu com a Associação Académica da UMinho

Início de novo ano letivo preocupa sociais democratas.

aauminho-barra

Numa reunião com o Presidente-adjunto Externo da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), Alexandre Gencer, os membros eleitos pelo Partido Social Democrata para a Assembleia de Freguesia de Azurém, André Casalta e Clara Matos, procuraram conhecer a ligação da comunidade académica à freguesia.

Atualmente, a AAUMinho desenvolve projetos de voluntariado em Braga. O PSD destaca um projeto piloto no âmbito do combate ao isolamento de idosos, em parceria com a junta de freguesia de S. Vitor, e ainda um projeto de rastreio em parceria com a Escola de Enfermagem e a Escola de Medicina da UMinho. “Face à carência deste tipo de projetos em Azurém e sendo esta uma das suas propostas eleitorais, os membros do PSD Azurém incentivaram a sua réplica em Guimarães”, lê-se em comunicado. Esta é uma hipótese “que a AAUMinho não descarta, estando, no entanto, dependentes de possíveis parcerias a implementar com instituições locais”, adiantam.

A Associação Académica, faz saber o partido, está em colaboração com a GuimaBus desde o início da concessão dos transportes públicos no sentido de fomentar o seu uso pelos alunos do campus de Azurém e de Couros. Relatam “a melhoria de condições do serviço prestado no que diz respeito a rotas e periodicidade de ligação entre os campus de Azurém e Couros, estação de comboios e central de camionagem, bem como preços de bilhetes para estudantes (tendencialmente gratuitos)”.

Tendo em conta o aproximar do início de um novo ano letivo, foi também abordada a questão da praxe habitualmente realizada no Parque da Quintã. O PSD lembra que, desde 2018, os utentes deste parque queixam-se da degradação desta zona verde e das suas infraestruturas. O parque infantil ali instalado acabou por ficar desativado e as famílias foram-se afastando do local. Para além disso, os moradores da envolvente do parque queixam-se do ruído ali gerado, principalmente pela praxe noturnas, “não vendo resultados das reuniões que a junta de freguesia de Azurém promoveu no passado”, explicam.

Não sendo este um tema da responsabilidade da AAUMinho, Alexandre Gencer demonstrou-se sensível à preocupação demonstrada por André Casalta e Clara Matos, estando disponível para mediar uma solução entre a Câmara Municipal de Guimarães, junta de freguesia de Azurém e Comissões de Praxe, “devendo ser garantido um espaço alternativo para a sua prática e recomendada a não utilização do Parque da Quintã para estes fins. No entanto, essa iniciativa terá sempre de partir de um destes órgãos autárquicos”, frisa.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES