Bragança diz que atraso da via do Avepark afasta investimentos das empresas em Guimarães
Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, disse na reunião do executivo que o impasse da construção da via "cria interrogação no investimento (de empresas) no Avepark".

O autarca voltou a defender a construção da via do Avepark, ao referir que “é essencial para a acessibilidade ao Parque de Ciência e Tecnologia, para o desenvolvimento instalado no parque industrial da Gandra e a todo este conjunto empresarial importante para a região. A via do Avepark está financiada pelo PRR em 40 milhões de euros mas há coisas a resolver no tribunal”, deu ainda conta.
Além da via do Avepark, o presidente do município de Guimarães recordou a necessidade de “uma avenida urbana entre Guimarães, Fermentões, Ponte e Taipas”. O edil aponta que apenas a existência da via do Avepark permitiria a requalificação dessa avenida “com passeios, passagens para ciclovias e ia unir Ponte em dois lados. Essa ligação urbana é essencial para unir o território.”
Relativamente à construção de uma fábrica da Petrotec na Póvoa de Lanhoso, tema lançado por Bruno Fernandes, Domingos Bragança considera que isso faz parte da “estratégia das empresas, é uma expansão onde a procura de mão de obra onde existe. A Petrotec é uma empresa excecional que tem uma estratégia mundial e desenvolve-se para todo o mundo.”
O autarca admite que tem “acompanhado o desenvolvimento estratégico da empresa, e não se está deslocalizar de Guimarães. As empresas de Guimarães têm de ter projetos em expansão. A sua sede é em Guimarães e também terá uma área grande próxima do Avepark. Será aí que fará que o crescimento da Petrotec continua.”
Este tema foi discutido antes da ordem do dia depois de Bruno Fernandes, vereador eleito pela coligação “Juntos por Guimarães”, referir que a construção dessa fábrica na Póvoa de Lanhoso “deve-nos levar a refletir.” O social-democrata alerta para o facto de “a Petrotec, que é uma empresa líder num setor especial, comprar uma fábrica nova e não ter resposta no seu concelho.”
Para o vereador, “este é um exemplo de que Guimarães não tem capacidade de atrair novos investidores, o que é dramático para a reconversão do tecido económico e social do conselho.” Além disso, o social-democrata aponta que “o município está a negligenciar o setor tecnológico”, acrescentando que “assistimos à falta de capacidade de reter as empresas existentes, o que é terrível para o desenvolvimento económico do conselho.”
Ainda sobre o tema da ligação ao Avepark e da mobilidade na cidade berço, Ricardo Araújo, vereador eleito pela coligação “Juntos por Guimarães” recorda que “o PSD defende, desde 2007, que para a via ter sucesso, precisa de uma solução de acessibilidade.”
O vereador aponta ainda que a “teimosia da via do Avepark impede a construção de alternativas que seriam melhores e mais rápidas “. Uma das soluções deixadas em cima da mesa por Ricardo Araújo é a criação de uma saída na autoestrada na zona de Brito e Vila Nova de Sande.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 21, 2025
A Câmara Municipal de Guimarães, a Sociedade Martins Sarmento e a União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia vão assinar amanhã, sábado, às 10h30, no Museu da Cultura Castreja, o protocolo de cooperação para a criação do Parque Florestal da Quinta de Ponte.
Março 21, 2025
Isto quer dizer que a associação espera que haja uma cooperação por parte da autarquia, e que este debate de ideias, que ocorreu no Centro Cultural Vila Flor, na última quinta-feira, não signifique apenas uma das iniciativas a compor um programa de aniversário.
Março 21, 2025
A Vimágua iniciou uma empreitada de extensão de redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais em várias ruas da Freguesia de Gonça e da União de Freguesias de Atães e Rendufe.