CALENDÁRIO DE CICLISMO DO MINHO EM 2019

No ano de 2019, a Associação de Ciclismo do Minho promoverá mais de 45 provas das diversas vertentes de ciclismo, às quais acrescem cerca de meia centena de atividades de “Ciclismo para Todos” (BTT e Ciclismo de Estrada).

A organização dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada e de Cross Country Olímpico, de seis provas da Taça de Portugal (Ciclocrosse, Maratonas, Cross Country e de ciclismo de estrada), do Grande Prémio do Minho (juniores) e de um Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo são algumas novidades do calendário desportivo da Associação de Ciclismo do Minho (ACM) para a época de 2019.

Além dos Campeonatos do Minho de BTT (Cross Country, Down Hill e Maratonas) e da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada, os calendários de “Ciclismo para Todos” (cicloturismo – btt e estrada) também surgem com novidades. Em 2019 a ACM também dedicará especial atenção a temas como o dirigismo desportivo voluntário, combate ao doping, formação, arbitragem e ao estudo e elaboração de uma proposta de alteração legislativa que vise a obrigatoriedade de todos os eventos desportivos serem oficializados pelas federações detentoras do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva. A promoção da utilização da bicicleta como opção de prática desportiva e de mobilidade sustentável e a implementação e homologação de percursos cicláveis e centros de BTT será outro dos propósitos da ACM.

Os principais palcos das atividades de 2019 serão os concelhos de Amares, Arcos de Valdevez, Barcelos, Braga, Fafe, Guimarães, Melgaço, Paços Ferreira, Paredes de Coura, Viana do Castelo, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e as localidades de Armil e Golães (Fafe), Gondar, Penha e Souto Santa Maria (Guimarães), Palmeira (Braga), Porto de Ave (Póvoa de Lanhoso), Pousada de Saramagos (Vila Nova de Famalicão), Prozelo (Arcos de Valdevez), Rendufe (Amares), Roriz e Creixomil (Barcelos), Santa Marta de Portuzêlo, Barroselas e Vila Franca (Viana do Castelo)

A época desportiva arrancará no dia 20 de janeiro, em Melgaço, com a realização da última e decisiva prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse que também atribuirá os títulos de Campeões do Minho desta vertente do ciclismo.

O calendário de ciclismo de estrada, para todos os escalões etários, arrancará a 2 de março, em Fafe, com um Prémio para o escalão de juniores, prova de Abertura – Zona A pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã. No dia 25 de abril, em Barcelos, será disputado o 17º Prémio ACR de Roriz pelos escalões de escolas, cadetes e juniores, estando o dia 27 de abril reservado para o Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins, prova para a categoria de cadetes pontuável para a Taça de Portugal.

A Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2019 será realizada no dia 23 de novembro.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?