Câmara garante manutenção do serviço de autocarros na transição de operador

Devido ao adiamento do contrato de concessão dos Transportes Urbanos de Guimarães atribuído à empresa Vale do Ave, de 01 de março para 01 de agosto, e podendo esta situação gerar um período de vazio na prestação deste serviço, o vereador do CDS, Monteiro de Castro, eleito pela coligação Juntos por Guimarães, questionou o município sobre a salvaguarda da prestação do serviço.




António Monteiro de Castro demonstrou-se apreensivo com a possibilidade de, a partir do dia 2 de março, os vimaranenses ficarem “sem os transportes urbanos”. A preocupação é maior quando, segundo o vereador, “estamos a pouco tempo do final da concessão da Arriva e parece ainda não haver um acordo com este operador para estender o prazo”, presumindo que “o Sr. Presidente da Câmara não tem nada acordado”. 

António Monteiro de Castro acrescentou que, nestas operações de grande dimensão, “o planeamento tem de ser feito com alguma antecedência” alertando ainda para as dúvidas que subsistem sobre o futuro dos trabalhadores dos TUG nesta mudança de operador.

Sofia Ferreira, vereadora do município com responsabilidades nos serviços urbanos, garantiu haver um compromisso com a Arriva “até à entrada em vigor da nova concessão” e que o serviço de Autocarros Urbanos de Guimarães não ficará deserto entre março e agosto, adiantando que o processo estará concluído em breve e será levado à próxima reunião do executivo.




Quanto ao futuro dos trabalhadores dos TUG, Sofia Ferreira admitiu que é um assunto que “a todos preocupa” acrescentando que o município tudo fará para “encontrar a melhor solução para todas as partes”.

A Vale do Ave Transportes Lda, venceu o concurso para prestação do serviço público de transportes de Guimarães, tendo apresentado uma proposta no valor de 15 milhões e 105 mil euros, num concurso lançado em 2020, e em que participaram cinco empresas. O preço base era de 30 milhões e a Arriva, atual prestadora do serviço, não chegou a apresentar a declaração de submissão da sua proposta.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?