Câmara reúne com Comissões Interfreguesias

A Câmara Municipal de Guimarães reuniu, na sexta-feira, dia 22, com os representantes das 11 Comissões Sociais Interfreguesias (CSIF).O Município destaca o papel das Comissões Sociais Interfreguesias nas respostas aos problemas de âmbito social.

Mapa: CMG

As Comissões Sociais Interfreguesias (CSIF) são núcleos locais de intervenção social, mais próximos dos cidadãos que permitem promover uma maior eficácia nas respostas e rapidez na resolução dos problemas concretos de cada indivíduo.

No concelho de Guimarães existem 11 CSIF: CSIF Ave,CSIF Castreja, CSIF Comunidade Solidária, CSIF Couros, CSIF Oeste, CSIF Rumo ao Futuro, CSIF Soli d’ Ave, CSIF Sudoeste da Montanha da Penha, CSIF Sul Nascente, CSF Vale S. Torcato, CSIF Vale do Selho.

As CSIF são órgãos plenários de decisão, articulação e congregação de esforços, onde podem participar entidades públicas e privadas, que desenvolvem atividade na freguesia, e que têm por função planear e coordenar a intervenção social, ao nível da freguesia.

O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, assinalou “o tempo difícil que atravessamos e a exigir ainda um maior reforço do trabalho em rede”.

“Para chegar a todas as pessoas a necessitar de ajuda, temos de antecipar apoios e criar uma rede solidária eficaz, sempre assente numa estreita articulação entre as Comissões e em cooperação com o Município”, sustenta ainda Domingos Bragança.

O Presidente da Autarquia destaca a intervenção imediata através do “atendimento e resolução do problema em situação de emergência”, e ainda “uma resposta estruturada e em rede”. 


O professor do ISCTE, António Batista, assinalou o exemplo do concelho de Guimarães neste trabalho em rede das CSIF, apontando uma perspetiva “pragmática e de desenvolvimento do próprio território”.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?