Cantarinha dos Namorados é oficialmente um produto tradicional certificado

Na Feira Internacional de Artesanato, que decorreu em Lisboa, foram colocadas as primeiras etiquetas de certificação na Cantarinha dos Namorados.

cantarinha dos namorados com barra

Desde sexta-feira, dia 01 de julho, que Guimarães conta com mais um produto tradicional certificado.

© Direitos Reservados

Na Feira Internacional de Artesanato, que decorreu em Lisboa, foram colocadas as primeiras etiquetas de certificação na Cantarinha dos Namorados.

O processo teve início em 2021, tendo sido liderado pel’A Oficina e pela A.Certifica, a entidade a quem cabe o encaminhamento de todo o processo de certificação. Após a certificação do Bordado de Guimarães, em 2010, a cidade tem agora outro dos seus símbolos mais indissociáveis protegidos.

A certificação é importante para a valorização dos respectivos produtos, na medida em que os promove diretamente e protege os artífices. É também um incentivo para que estas tradições continuem e que mais artífices se sintam motivados a aprender as respectivas técnicas.

A Cantarinha dos Namorados de Guimarães é um produto artesanal com características únicas no plano de produção da olaria portuguesa, nomeadamente na sua forma e decoração.

No século XIX, a “cantarinha” começou a ser valorizada “pelas elites por representar a arte popular vimaranense e por se enquadrar no espírito bucólico vivido na época”, pois conseguiu perpetuar-se como “um importante testemunho material deste período, fértil em mudanças políticas, económicas e sociais” Desde então, passou a ser romanceada e conotada com os quadros representativos do pitoresco, da rotina da mulher que vai à fonte com um cântaro especial, oferta de um pretendente.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES