“CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO É UM PATRIMÓNIO DE GRANDE VALOR SIMBÓLICO PARA GUIMARÃES”, DIZ DOMINGOS BRAGANÇA
Para completar a recuperação total é necessário ainda a intervenção do azulejo, nos altares laterais, na tribuna e ainda a recuperação do orgão do século XVII.
Domingos Bragança visitou a Capela da Nossa Senhora da Conceição, depois de concluída a primeira fase das obras de restauro neste património classificado.
Este domingo, 8 de dezembro, assinalam-se as celebrações religiosas em honra de Nossa Senhora da Conceição com uma razão extra para celebrar, depois de concluída a primeira fase das obras de restauro da Capela da Senhora da Conceição, em Azurém, com apoio da Câmara Municipal num valor a rondar os 400 mil euros.
O Presidente do Município, Domingos Bragança, visitou o monumento classificado e assinalou a “valorização patrimonial” da Capela da Nossa Senhora da Conceição, sendo um imóvel classificado de interesse público do século XVI que “encontrava-se num estado muito mau de conservação cuja recuperação poderia ser irreversível se não fosse efetuada esta intervenção, perante o estado de degradação em que se encontrava”, apontou Domingos Bragança, que deixou ainda o convite aos vimaranenses para visitar o monumento religioso, em especial, neste dia da celebração de Nossa Senhora da Conceição.
Nesta primeira fase da obra registaram-se intervenções de montra no restauro dos telhados, paredes, a torre sineira e sacristia, num processo que demorou dois anos. Segundo Padre Queirós de Carvalho, “houve uma intervenção de fundo e delicada ao nível de paredes e telhados, com a recuperação total do edifício do sacristão, com ligação à Capelinha” destacando as intervenções no teto da nave, soalhos e sacristia. O pároco registou a colaboração da Câmara Municipal de Guimarães na atribuição do subsídio. Para completar a recuperação total é necessário ainda a intervenção do azulejo, nos altares laterais, na tribuna e ainda a recuperação do orgão do século XVII.
Domingos Bragança considera “fundamental” a continuidade da recuperação do património, e nesse sentido já foi concretizada uma candidatura ao programa comunitário Norte 2020 para assegurar o investimento em falta. “Concretizou-se uma parte importante da obra, mas nem tudo está feito e esperamos uma decisão sobre a candidatura submetida ao programa Norte 2020 para dar seguimento à segunda fase das obras”, mencionou o Presidente da Câmara Municipal, reforçando que “a Capela da Nossa Senhora da Conceição é um património de grande valor simbólico para Guimarães”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 3, 2024
O Grupo Parlamentar do BE, em pergunta dirigida à ministra Margarida Blasco diz que “a realização de manifestações de organizações neonazis e fascistas é cada vez mais frequente, apesar de constituírem uma violação flagrante da Constituição e uma forma de crime de ódio”.
Outubro 3, 2024
Nesta sexta-feira, dia 04 de outubro, Guimarães assinala o Dia do Animal com a inauguração de um novo abrigo para colónias de gatos de rua no Largo dos Laranjais. O evento pretende sensibilizar para a importância do cuidado com os animais.
Outubro 3, 2024
Bruno Varela e Telmo Arcanjo, jogadores do Vitória Sport Clube, foram convocados para representar a seleção de Cabo Verde na próxima paragem para compromissos das seleções. Os atletas vitorianos vão estar ao serviço dos tubarões azuis para os compromissos frente ao Botsuana nos próximos dias 10 e 15 de outubro.