fbpx

CART, UM CLUBE ECLÉTICO E SOCIAL

por LIMA PEREIRA

Fotógrafo

 

Inicio este artigo, agradecendo o convite para escrever neste espaço, uma vez que terei a oportunidade de dar a conhecer a colectividade da qual sou presidente há 8 anos, o CART!

O Centro de Actividades Recreativas Taipense é uma Associação Artística, Cultural e Desportiva, de utilidade pública, fundada em 22 de Dezembro de 1974, cujo objectivo é dinamizar a prática do desporto.

Foi pioneiro na dinamização da prática de campismo e caravanismo, funcionou até 1979 de forma informal, tendo sido registado, nesse ano, a colectividade. Porém, a componente desportiva foi a que mais frutificou nesta Associação. Desenvolveu a sua actividade, inicialmente, no parque de lazer e turismo da vila e ringue de patinagem, depois, no pavilhão dos Bombeiros e Pavilhão da Escola EB2,3 de Caldas das Taipas e, actualmente, no seu próprio pavilhão.

O CART tem, presentemente, as modalidades desportivas de Hóquei em Patins, Voleibol, Patinagem Artística e Bilhar; uma escola de formação de Patinagem Artística, de Hóquei em Patins e de iniciação ao Voleibol Feminino; Ballet, Karaté e ainda Zumba, Pilates e Circuito.

Em competição tem onze equipas federadas, das quais as de formação disputam os campeonatos regionais e as seniores os campeonatos nacionais. A equipa sénior de Hóquei em Patins disputa a 2ª divisão nacional, as equipas seniores de Voleibol disputam os respectivos campeonatos da 3ª divisão nacional. De realçar o facto de que tanto no Hóquei em Patins, como no Voleibol Feminino, os plantéis serem constituídos na sua grande maioria por atletas formados no CART.

Aberto a todos os que desejem praticar desporto, o CART é também um clube com uma vertente social, não excluindo qualquer criança ou adolescente sem possibilidade de pagar a quota desportiva! Esta colectividadade conta com 270 atletas divididos pelas diversas modalidades, sendo o Hóquei em Patins, a Patinagem Artística e o Voleibol Feminino as que detêm o maior número de atletas.

Neste momento a grande dificuldade do clube é a escassez de espaços para a prática desportiva, uma vez que todas as modalidades têm que ser praticadas em pavilhão. Sendo o único clube do concelho de Guimarães com um pavilhão com condições para a prática de Hóquei em Patins, é urgente criar soluções a nível concelhio, essencialmente para o hóquei e a patinagem, para que estas modalidades possam continuar a crescer, pois as restantes têm a possibilidade de jogar nas escolas públicas, graças à amabilidade e compreensão dos directores!

Boas Festas!

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

SUBSCRIÇÃO GRÁTIS

RECEBA O JORNAL MAIS GUIMARÃES

NO SEU EMAIL

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?