Carta de condução passa a ser digital
O Governo está a trabalhar em alterações do Código da Estrada, e uma dessas mudanças é a a passagem da carta de condução para o digital.
O Governo está a trabalhar em alterações do Código da Estrada, e uma dessas mudanças é a a passagem da carta de condução para o digital.
Os condutores deixam de estar obrigados a ter os seus documentos em formato papel, como por exemplo, a carta de condução, os documentos da viatura, o registo de propriedade o certificado do seguro e a ficha de inspeção. Passando para o digital, os condutores poderão apresentar estes mesmos documentos às autoridades através de uma aplicação móvel.
Desta forma, as autoridades devem estar equipadas com um instrumento que consiga ler a carta de condução digital.
Caso exista alguma falha por parte das autoridades e estas não tenham em sua posse os meios necessários, o condutor deve apresentar os documentos na esquadra da PSP ou no quartel da GNR, em formato papel, no espaço de cinco dias.
O grafismo da carta de condução também apresentará mudanças, sendo acrescentado ao título um QR code e a foto do condutor será duplicada.
Uma outra alteração ao Código da Estrada é a previsão do agravamento de punição pelo uso do telemóvel ao volante, que passará a ser equiparado à condução sob efeito de álcool. O condutor que for apanhado nesta situação poderá ter de ser obrigado a pagar uma coima mínima de 250 euros e perder três pontos na carta de condução.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 14, 2025
A conferência de imprensa acontece às 09h30, no auditório da Academia.
Janeiro 14, 2025
O Executivo Municipal aprovou a instalação no edifício conhecido por Seminário do Verbo Divino de vários projetos de parceira entre o Ecossistema Colaborativo Multimodal em Saúde do Alto Ave e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).
Janeiro 14, 2025
A equipa ocupa o 11º lugar na série A do Campeonato de Portugal, com 16 pontos.