Casa da Memória celebra 7.º aniversário no Dia da Liberdade

Data é assinalada com uma programação festiva que convida à plena fruição do espaço.

casa-da-memoria-Barra-+G-10-anos

A Casa da Memória de Guimarães celebra sete anos no próximo dia 25 de abril e a data é assinalada com uma programação festiva que convida à plena fruição do espaço.

© Joana Meneses / Mais Guimarães

Inaugurada a 25 de abril de 2016, a Casa da Memória é um centro interpretativo que através da sua exposição permanente contribui para um melhor conhecimento da cultura, território e história de Guimarães. O programa concebido para a comemoração do seu 7º aniversário integra diversas visitas orientadas que ajudam a compreender melhor a sua exposição. Com horários de início às 10h30, 12h00, 15h00 e 17h00, cada visita será uma oportunidade para o público se (re)encontrar com os objetos, tempos e lugares extraordinários que habitam a Casa da Memória, num percurso desenhado à medida da curiosidade de cada um.

Para além de visitas orientadas, as famílias poderão ainda participar em oficinas de olaria (10h00, 15h30 e 18h00) inspiradas pela Cantarinha dos Namorados de Guimarães, em oficinas de técnicas de impressão e estamparia em tecido (11h00 e 14h00) que viajam por entre a tradição têxtil e os bordados de Guimarães e, ainda, numa oficina de culinária (15h30), orientada pela chef Liliana Duarte e o chef Álvaro Dinis Mendes, do projeto Cor de Tangerina, que irá recuperar a memória da regueifa (ou rosca), que os padrinhos/madrinhas ofereciam aos afilhados/as na Páscoa.

Para os mais pequenos, há sessões de contos (11h30, 14h00 e 17h00) que Cristina Taquelim traz ao 7.º aniversário da Casa da Memória várias sessões de contos para os mais pequenos. As “Histórias que cabem num ouvido” poderõ ser ouvidas às 11h30, 14h00 e 17h00.

Ao final da tarde, o teatro e a música também se juntam à festa. Às 18h00, a companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora apresenta o seu “Teatro Dom Roberto” composto por histórias que partem de memórias tradicionais, provando através de simples fantoches como somos desafiadores quando queremos cumprir os nossos desejos.

Às 19h00, é a vez de conhecer o mais recente álbum dos Retimbrar, “Levantar do Chão”, que reúne temas aprendidos e/ou criados ao longo da última década, num percurso de colaborações com grupos de Zés Pereiras, Ranchos Folclóricos e outros. Ao vivo, “Levantar do Chão” traduz-se numa celebração coletiva da música popular portuguesa, num misto de originais e reinterpretações.

Garantindo que “não faltarão ‘comes e bebes'”, a Casa da Memória convida “os vimaranenses, e todos aqueles que estiverem na região, a conhecer melhor os cantos da Casa, com diversas atividades, gratuitas e em modo contínuo, num programa que estimula a descoberta e a participação”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES