CASA DO POVO DE BRITEIROS ESPERA TER CENTRO DE DIA NO PRAZO DE UM ANO

 

Na celebração do 75.º aniversário, a Casa do Povo de Briteiros lançou a primeira pedra do Centro de Dia, esta manhã, dia 19 de janeiro.

A empreitada é esperada desde 2007 e o projeto será o mesmo desde essa data. Após algumas “dificuldades”, a Casa do Povo de Briteiros espera que a obra arranque “já na próxima segunda-feira”, e que termine no prazo de um ano. O Centro de Dia terá um custo de 300 mil euros e os apoios estão a ser reunidos. “Não é uma obra de milhões, não vai ser um Centro de Dia luxuoso. É uma obra necessária de acordo com as possibilidades da instituição. O centro de convívio que temos é frequentado diariamente por cerca de 30 pessoas e as condições que oferecemos já não são as mínimas para a dignidade e respeito dos nossos utentes. Temos um financiamento por parte do PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), que cobre cerca de um terço. Contaremos também com a ajuda da Câmara Municipal de Guimarães. Claro que, se a Câmara não conseguir fazer a comparticipação total da parte privada, a Casa do Povo terá que recorrer à banca, e fazer um série de eventos solidários para angariar fundos”, apontou Vasco Marques, presidente da Casa do Povo de Briteiros.

Domingos Bragança garantiu que a autarquia vimaranense vai apoiar a instituição. “75 anos de uma Casa do Povo é marcante. Tem feito um trabalho social e comunitário excecional. Hoje lança uma nova dimensão, que é o seu Centro de Dia, e que dá resposta aos tempos de hoje. E a Câmara já está a apoiar”, apontou o presidente da Câmara.

Para além das diferentes valências, “desde a creche ao apoio domiciliário, da cantina ao centro de convívio” que, apoia mais de 200 famílias, a Casa do Povo de Briteiros conta ainda com um posto de CTT e um Espaço do Cidadão. Anualmente, contam com um orçamento de 400 mil euros, pelo qual têm de “lutar”. A Caso do Povo de Briteiros atua desde a infância à terceira idade, em sete freguesias: Briteiros S. Salvador e Briteiros St.ª Leocádia, Briteiros St.º Estevão e Donim, S. Cláudio de Barco, Longos, Caldelas, Souto St.ª Maria e Gondomar e Souto S. Salvador.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?