Caso da omolete servida “foi uma situação absolutamente pontual”

A garantia foi de Adelina Pinto, vereadora da Educação na Câmara Municipal de Guimarães.

© Direitos Reservados

Adelina Pinto abordou a questão da qualidade das refeições servidas nas cantinas escolares, que motivou o lançamento de um abaixo assinado por parte de pais das escolas do concelho, depois de divulgadas fotografias nas redes sociais. “Foi uma situação absolutamente pontual, a refeição não tinha problema rigorosamente nenhum. Em 90% das nossas escolas não teve problema nenhum, porque saiu do forno e foi para o prato das crianças e as crianças comeram e estava tudo bem”, referiu. O problema aconteceu nas “escolas grandes, onde há vários turnos de almoço e em que a omelete ficou no self muito tempo”. Mas Adelina Pinto sabe que “não é desculpa”, porque a empresa “tinha de saber verificar que a ementa se adequa ao tempo que está no self, portanto, sabe perfeitamente que nas escolas X, Y e Z tem muitos alunos a almoçar e, portanto, não almoçam todos à mesma hora”. A vereadora diz não “estar a desculpar a empresa”: “Aliás, fiquei muito aborrecida e não voltará a acontecer, obviamente, nós temos uma vigilância muito grande, porque este é um custo muito elevado para o Município”.

Ao todo, a Câmara está a gerir 75 refeitórios, “damos pequeno almoço, acompanhamentos da tarde e de manhã, todos os complementos, a fruta, o leite, portanto, essa é uma parte que estamos a cuidar muito e com muita vigilância”, referiu. Diz a vereadora que será colocada uma nova nutricionista, para “um apoio maior e uma vigilância maior a todas as cantinas”.

Já Ricardo Araújo, vereador da oposição PSD, insistiu na importância de “acompanhar a qualidade dos serviços prestados nos refeitórios escolares”: “Eu espero que os problemas que conhecemos recentemente sejam pontuais, que não se voltem a verificar e que, pela importância que têm as refeições para os nossos alunos, elas possam ter a qualidade que é necessário que tenham e, desse ponto de vista, o Município tem que fazer um acompanhamento com maior rigor, com maior proximidade, para garantir que, efetivamente, as refeições sejam de qualidade”, disse.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS