Celebração dos 10 anos da CED vai refletir sobre o futuro do desporto em Guimarães
A cidade-berço foi a primeira do país a receber a distinção.

nelson felgueiras
Guimarães assinala, em 2023, dez anos desde que foi eleita Cidade Europeia do Desporto (CED). A cidade-berço foi a primeira do país a receber a distinção.

Volvida uma década, está agora a ser desenvolvido um programa que “permita não só celebrar a efeméride, mas acima de tudo pensar Guimarães para o futuro”, referiu ao Mais Guimarães Amadeu Portilha, presidente da direção da Tempo Livre.
As declarações surgiram à margem da celebração do 21º aniversário do Multiusos de Guimarães, que é palco de diversos eventos desportivos de relevo para a cidade.
Fazendo um balanço menos positivo sobre a prática desportiva, que diz ainda não estar tão implementada quanto gostaria, também Nelson Felgueiras reconhece a oportunidade de celebrar a CED com “uma reflexão sobre aquilo que queremos para o futuro do desporto em Guimarães”.
O vereador do Desporto reconheceu que aquele “foi um momento importante e marcante para a nossa cidade na área do desporto” e, por isso, estão a ser desenvolvidos “um conjunto de eventos de memória evocativa daquilo que foi a cidade europeia do desporto em 2013”.
A programação vai envolver a Tempo Livre, os diversos clubes e agentes desportivos do concelho.