Celebrar Amália no dia de Portugal
Nascia, em 2009, o disco pop português "Amália Hoje".
Nascia, em 2009, o disco pop português “Amália Hoje”. Imortalizar os fados de Amália era um dos objetivos, mas Amália era “muito mais do que Fado”. E uma das coisas que Nuno Gonçalves percebeu, quando começou a pesquisar mais sobre a sua vida, “foi que ela se adaptava à indústria” e foi a “primeira grande artista pop portuguesa”.
Com a voz que choramos o nosso triste fado, Nuno Gonçalves, Sónia Tavares, Fernando Ribeiro e Paulo Praça abriram a noite de 10 de junho no Multiusos de Guimarães com a certeza de que foi “uma honra e um privilégio voltar à cidade que viu nascer Portugal”. Do silêncio fez-se um grito com aquele que a vocalista dos The Gift diz ser “um dos fados mais bonitos de Amália, “Grito””.
A canção mais ouvida do projeto “Amália Hoje” trouxe a Guimarães vários corações. “Gaivota” juntou o público num coro (im)perfeito naquele que foi também um dia “curioso”, por ser o Dia de Portugal”, porque a verdade é que, como disseram, “a Amália tinha muitos vozes e muitos sotaques”.
Nuno Gonçalves, pianista, fez ainda questão de explicar como tudo começou. Quando o convidaram, disse que não, porque era do “fado antigo” e, entre risos, confessou que não queria “contrariar o que os pais diziam”. Mudou de ideias numa viagem, quando escreveu, num caderno, a palavra “hoje”. Estava decidido o nome do projeto, mas o caderno desapareceu e pareceu tudo voltar à estaca zero. Foi a editora que “insistiu muito” e, finalmente, conseguiu contrariar aquilo que pensava.
E foi depois de “Formiga Bossa Nova” que aproveitaram para dizer que “Amália tinha muitas marés”. Fernando Ribeiro contou, aliás, que lhe disseram que o Fado “era triste” mas ele disse logo que “também há Fado alegre” e que “Amália era todas essas ruas”.
Entre muitos outros temas, interpretaram “Rasga o Passado”, um tema que cantaram pela primeira vez em Guimarães e que “fala sobre coisas que mutias vezes evitamos”, e “Foi Deus”, com um pedido especial para “iluminar quem mais precisa e para não deixar ninguém para trás”.
Antes de encerrar a noite, deixaram os espectadores com um vídeo de Amália e com uma canção nunca editada, “Soledad”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 3, 2024
O Grupo Parlamentar do BE, em pergunta dirigida à ministra Margarida Blasco diz que “a realização de manifestações de organizações neonazis e fascistas é cada vez mais frequente, apesar de constituírem uma violação flagrante da Constituição e uma forma de crime de ódio”.
Outubro 3, 2024
Nesta sexta-feira, dia 04 de outubro, Guimarães assinala o Dia do Animal com a inauguração de um novo abrigo para colónias de gatos de rua no Largo dos Laranjais. O evento pretende sensibilizar para a importância do cuidado com os animais.
Outubro 3, 2024
Bruno Varela e Telmo Arcanjo, jogadores do Vitória Sport Clube, foram convocados para representar a seleção de Cabo Verde na próxima paragem para compromissos das seleções. Os atletas vitorianos vão estar ao serviço dos tubarões azuis para os compromissos frente ao Botsuana nos próximos dias 10 e 15 de outubro.