Cem vozes juntas em Projeto Coral da Poesia Portuguesa

Musicar poemas de reputados poetas portugueses foi o ponto de partida para o novo projeto de Tiago Simães, Projeto Coral da Poesia Portuguesa, que se apresenta esta noite, 9 de dezembro, pelas 21h30, no Teatro Jordão.

© Mais Guimarães

O Projeto Coral da Poesia Portuguesa, de Tiago Simães, reúne cerca de 100 participantes e consiste em musicar poemas de autores portugueses. O cantor e compositor vimaranense explicou ao Mais Guimarães, em junho, quando ensaiavam para o projeto, que pretende “fazer música original para grande coro”. Os temas foram gravados e “acoplados a um livro de partituras que será distribuído por Portugal, pelos PALOP, pelas escolas, pelos coros amadores e profissionais”, explicou o responsável do projeto.

Foi precisamente por considerar que “há muito pouco reportório de música coral contemporânea em português” que Tiago Simães, sendo compositor e maestro de coros, decidiu arrancar com o projeto.

“Não foi um dia em especial. Foi algo que foi crescendo em mim. Este é um trabalho que é feito em formato intensivo, no período de um mês. Fazem os dois ensaios de cada poema e, de seguida, gravámos”, elucidou.

O projeto reúne vozes de oito cidades diferentes: Guimarães, Famalicão, Braga, Fafe, Barcelos, Porto, Amarante e Celorico de Basto. Muitas são profissionais, outras são amadoras e outras nunca cantaram em coro.

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?