Centro Cultural Vila Flor recebeu conferência sobre a construção de cidades inteligentes e sustentáveis
O Innovation FORUM, um evento que foi realizado nesta segunda-feira, dia 08 de janeiro, pelo Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) da Universidade do Minho, teve como objetivo o debate do papel da inovação na construção de uma sociedade mais inteligente e sustentável. A conferência teve como palco o pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor.

O evento reuniu várias entidades, entre especialistas, autarcas, académicos e representantes do setor público e do setor privado.
Entre os vários convidados, estiveram na sessão Domingos Bragança, presidente da câmara municipal de Guimarães, Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, António Cunha, presidente da CCDR-Norte, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, e Fernando Alexandre, professor associado com Agregação da Universidade do Minho e vice-presidente do Conselho Económico e Social.
Além disso, estiveram representantes de entidades como a MC Sonae, Riopele, Grupo Casais, Petrotec, entre outros.
Domingos Bragança referiu que a cidade berço “é uma cidade inspiradora do ponto de vista ambiental”, acrescentando que “tem conseguido envolver a comunidade vimaranense no desígnio da transição verde, que tem como base os valores da ecologia e da sustentabilidade ambiental”.
Além disso, o autarca apontou que a “mobilidade entre as cidades do quadrilátero urbano é fraca.” Para o edil, é essencial “desenvolver parcerias estratégicas”, recordando que “vivem aqui cerca de um milhão de pessoas.
O presidente da câmara municipal de Guimarães ainda destacou a estratégia da pegada ecológica de “cada cidadão, empresa e instituição, que tem de ser inferior a uma unidade. Temos de arranjar projetos que levem a isso.”
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 21, 2025
A Câmara Municipal de Guimarães, a Sociedade Martins Sarmento e a União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia vão assinar amanhã, sábado, às 10h30, no Museu da Cultura Castreja, o protocolo de cooperação para a criação do Parque Florestal da Quinta de Ponte.
Março 21, 2025
Isto quer dizer que a associação espera que haja uma cooperação por parte da autarquia, e que este debate de ideias, que ocorreu no Centro Cultural Vila Flor, na última quinta-feira, não signifique apenas uma das iniciativas a compor um programa de aniversário.
Março 21, 2025
A Vimágua iniciou uma empreitada de extensão de redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais em várias ruas da Freguesia de Gonça e da União de Freguesias de Atães e Rendufe.