Chega Guimarães propõe criação de cheque bebé no valor de 500 euros

A Concelhia de Guimarães do Chega propõe, entre outras medidas e no âmbito da apresentação do Plano Orçamental 2024 do município de Guimarães, a criação de um cheque bebé de 500 euros.

© Chega

Segundo a proposta, o objetivo passa por oferecer o cheque bebé para que seja utilizado “no comércio local, em bens de saúde e bem-estar da mãe e do bebé”, de forma a incentivar “ao aumento da natalidade, com um apoio financeiro às famílias.”

A Comissão Política Concelhia do Chega elaborou “o orçamento de acordo com os temas que consideramos pertinentes. Temos ideias concretas sobre certos assuntos orçamentais que queremos apresentar, tendo sempre em consideração que Guimarães necessita de VIDA”, lê-se no documento enviado às redações.

Ainda no que concerne à ação social, o partido sugere “a construção de um centro Cívico (Creche, Centro Escolar, Centro de dia, lar de idosos, parque de lazer e parque de manutenção), em Leitões, Oledo e Figueiredo”, bem como de a construção de ” habitações sociais em zonas periféricas, mas atribuída de forma extremamente justificada e precisa, com a inclusão do presidente das respetivas juntas de freguesia no processo de atribuição.”

No que diz respeito à saúde, visam “dar a cada cidadão vimaranense um médico de família e um atendimento personalizado e digno bem como criar equipamentos de promoção da saúde.” Para isso, o partido propõe a construção de uma Unidade de Saúde Familiar na Penha e a reabertura das piscinas municipais junto dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

Uma das preocupações do Chega é a questão da mobilidade, em que “lamenta as obras constantes no concelho e sem fim à vista”. Para a concelhia, um dos focos passa pela criação de uma nova via no nó se Silvares, a requalificação EN310 na rua Albano Martins Coelho Lima e a criação de parques de estacionamento para viaturas pesadas.

Ao nível da cultura, o Chega considera que a cidade berço está “morta” e que é possível “fomentar o turismo e promover o nosso comércio local com boas ofertas culturais.” Assim, o Chega propõe o regresso da noite branca e do Rally de Guimarães, a mobilização do comboio da Penha para realizar viagens pela cidade com preços apelativos e a realização de festivais de verão.

Já no que toca ao ambiente, o partido de direita propõe a “criação de bacias de retenção ou o aumento das existentes, que visem a solução para as inundações de habitações e comércio da nossa cidade.”

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES