Cidade berço recebe pela terceira vez encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas

O III Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas (EITA) terá lugar em Guimarães, nos dias 27, 28, 29 e 30 de junho trazendo um vibrante espetáculo cultural para a cidade. Organizado pelas tunas vimaranenses em parceria com a Associação Tunos Decanos de Iberoamérica, o evento contará com a participação de mais de 400 tunos.

© Joana Meneses / Mais Guimarães

Esta será a terceira vez que a cidade berço recebe este encontro, que transcende os habituais eventos de tunas, estabelecendo-se como uma celebração cultural única. A inciativa vai contar com participações de tunas de academias de Portugal, nomeadamente da região de Lisboa, Porto e Minho, de Espanha, como Santiago de Compostela, Cádiz e Valência e, também,  América, como Tijuana e Cidade do México.

As festividades começam na quinta-feira, dia 27 de junho, com performances espontâneas no centro histórico durante a noite. Na sexta-feira, dia 28 de junho, as Jornadas Culturais terão início às 18h00, no auditório do Patronato com a palestra “Organização de Eventos Ecologicamente Responsáveis” em colaboração com o Laboratório da Paisagem. Às 21h30, ocorrerá a Noite de Serenatas à Antiga, onde tunas masculinas percorrerão as varandas da Praça de Santiago e do Largo da Oliveira, culminando com uma serenata especial no palco do Largo da Oliveira.

Uma nova atividade será as Rondas à Nossa Senhora da Oliveira, que será nomeada Madrinha de Honra do Encontro. Na sexta-feira e no sábado, às 16h30, as tunas interpretarão temas dedicados à padroeira de Guimarães, na Igreja da Oliveira.

No sábado, as Jornadas Culturais continuarão com o tema “Reparação de Instrumentos Musicais em SOS”, em colaboração com a APC Instrumentos Musicais. Às 21h00, um concerto ao ar livre no Largo da Oliveira reunirá seis tunas.

No domingo, os tunos participarão na Missa do meio-dia na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, com intervenções musicais. O evento encerrará com um espetáculo às 17h00 no palco do Largo da Oliveira.

Os embaixadores do evento, a cantora e atriz vimaranense Sofia Escobar e o fadista Mário Lundum, enriquecerão ainda mais o encontro com a sua participação especial.

Os espetáculos terão transmissão em vários canais incluindo o Mais Guimarães.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES