Cinema de Guimarães no Festival de Cannes 2023

Quatro curtas metragens da Associação Olho de Vidro para estreiam no dia de abertura da Quinzena dos Realizadores, em maio de 2023.

canes-Associação-Cultural-Olho-de-VidroBarra-+G-10-anos-Recovered

A Associação Cultural Olho de Vidro esteve envolvida na produção de quatro curtas metragens para o programa Directors Factory – North Portugal, que promove a cinematografia local, com estreia no dia de abertura da Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes, em maio.

© José Caldeira

Este programa, que conta com a RTP e a Agência da Curta Metragem como parceiras, pretende levar estas quatro curtas metragens num circuito de certames de cinema internacional, para posterior divulgação em canais televisivos e similares. Pretende ainda conectar o talento local com diretores internacionais para corealizarem um filme, permitindo que novos talentos surjam no cenário internacional e capacitando os atores e técnicos locais, enquanto promovem e valorizam o território vimaranense.

Os oito realizadores terão também a oportunidade de apresentar os seus projetos para produtores, distribuidores e vendedores, o que promete ser uma oportunidade única para os novos talentos do cinema apresentarem os seus projetos aos profissionais da indústria.

Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura, assinalou a importância de ter em Guimarães “uma das maiores produtoras nacionais de cinema, presente nos maiores palcos mundiais da sétima arte”. Este cluster de audiovisuais, disse, “tem o potencial de catapultar o território, não só pelas artes, mas também pela projeção da região”, até porque as curtas metragens foram filmadas em Guimarães.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES