COLETES AMARELOS: MANIFESTAÇÃO AGENDADA PARA ESTA SEXTA-FEIRA EM GUIMARÃES

 

Está agendada para esta sexta-feira, dia 21 de dezembro, uma manifestação na cidade-berço, junto ao GuimarãeShopping e ao Espaço Guimarães. A paralisação está associada ao movimento Coletes Amarelos, inspirado nas manifestações em França, que está a ganhar força nas redes sociais.

Nas páginas do Facebook ligadas a Guimarães, 170 pessoas confirmaram presença nesta paralisação, com início previsto para as 08h20 junto ao GuimarãeShopping (Creixomil) e para as 09h50 junto ao Espaço Guimarães (Silvares).

O Comando de Braga da PSP, contactado pelo Mais Guimarães, referiu que apenas vai adotar um dispositivo de segurança nas manifestações que foram comunicadas à Câmara Municipal, não sendo Guimarães um desses casos, até ao momento. Na região do Minho, está apenas uma manifestação confirmada, em Braga, no nó de Infias.

O Movimento Coletes Amarelos Portugal (MCAP) tem manifestações agendadas por todo o país, sendo esperadas as maiores concentrações em Lisboa e no Porto. O grupo propõe uma redução de impostos na eletricidade, com incidência nas taxas de audiovisual e emissão de dióxido de carbono, uma diminuição do IVA e do IRC para as micro e pequenas empresas, bem como o fim do imposto sobre produtos petrolíferos e redução para metade do IVA sobre combustíveis. Não tolerando qualquer ato de violência ou vandalismo, o movimento, que se intitula como “pacífico e apartidário”, defende também o combate contra a corrupção. A lista de reivindicações termina com a reforma do Serviço Nacional de Saúde, a revitalização dos sectores primário e secundário e o direito à habitação e fim da crise imobiliária. Em declarações à Lusa, Ana Vieira, porta-voz do MCAP, referiu que o objetivo é “amplificar o descontentamento da população que é real”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?