COMISSÁRIO EUROPEU CARLOS MOEDAS VISITA A UMINHO

Estão previstas visitas a centros de investigação, reuniões com cientistas e estudantes e um debate.

O comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, está na Universidade do Minho esta segunda e terça-feira, dias 19 e 20 de dezembro. Estão previstas visitas a centros de investigação, reuniões com cientistas e estudantes e um debate aberto ao público em geral. Este conjunto de iniciativas realiza-se no âmbito do “Roteiro da Ciência”, que ocorre no período em que se celebram os 30 anos da adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia.

A acompanhar o comissário europeu estão o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, os eurodeputados José Manuel Fernandes e Nuno Melo e a representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Alves. Da UMinho marcam presença o reitor António M. Cunha, o presidente do Conselho Geral, Álvaro Laborinho Lúcio, o vice-reitor para a Educação, Rui Vieira de Castro, o vice-reitor para a Investigação, Rui L. Reis, o pró-reitor para a Valorização do Conhecimento, Fernando Alexandre, a pró-reitora para a Internacionalização, Carla Martins, para além de responsáveis de unidades orgânicas e centros de investigação.

O programa inicia na segunda-feira, às 17h00, com uma visita ao Grupo 3B’s – Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos, situado no Avepark, em Guimarães, líder do consórcio contemplado recentemente com 15 milhões de euros do Programa Horizonte 2020 para a criação de um Centro Europeu de I&D em Medicina Regenerativa e de Precisão. O roteiro científico prossegue às 18h30 na Bosch Car Multimedia, em Braga, onde serão apresentados os projetos “INNOVCAR” e “iFACTORY”, em parceria com a UMinho.

 

Cidadãos debatem com Moedas os desafios da UE

Na terça-feira, às 10h00, decorre uma visita à Escola de Medicina e ao Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), no campus de Gualtar, em Braga. O comissário Carlos Moedas segue às 11h00 para o auditório B1, para debater com os cidadãos interessados o tema “A União Europeia: Desafios presentes e o papel das próximas gerações”. A partir das 13h00, há um almoço-encontro com duas dezenas de responsáveis de centros de investigação da UMinho e, às 14h45, no salão nobre da Reitoria, uma reunião aberta com estudantes Erasmus, representantes da Associação Académica e universitários envolvidos em ações de voluntariado.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?