Comitiva de Zamora celebra dia Um de Portugal na cidade berço

A Fundação Rei Afonso Henriques e o Centro de Iniciativas Turísticas de Zamora e Municípios Limítrofes visitaram a cidade de Guimarães para participarem nas comemorações do 896º aniversário da Batalha de S. Mamede. A iniciativa contou com a participação de 50 pessoas. 

© Junta de Freguesia de São Torcato

Esta relação transfronteiriça iniciou-se em 2022 e estreitou-se com as duas viagens realizadas pela Grã Ordem Afonsina a Zamora, uma há cerca de dois meses e a outra, no ano passado, para participar nas comemorações da investidura de D. Afonso Henriques como cavaleiro, na primeira das quais se procedeu à inauguração naquela cidade da escultura de Afonso Henriques esculpida por Dinis Ribeiro e Abel Cardoso.

A vila de S. Torcato foi palco das comemorações do 896º Aniversário da Batalha de S. Mamede uma vez que foi naquela freguesia, mais especificamente, no Campo da Ataca, que ocorreu a Batalha de S. Mamede a 24 de junho de 1128, a partir da qual D. Afonso Henriques alcançou a independência de Portugal. O Campo da Ataca foi inaugurado e dotado com o arranjo artístico monumental constituído pelas sete estátuas da autoria do Arquiteto Augusto Vasconcelos e passou a ser considerado, pelo menos a nível local, como um lugar simbólico da Fundação de Portugal. Aliado a isto, outras das razões deve-se ao facto da vila ter festejado, no passado dia 21 de junho, o 29º aniversário de elevação a vila.

Para além disso, a vila de São Torcato também presenciou um dos passos mais importantes da Fundação de Portugal, ao ter acolhido, há mais de 13 séculos, o corpo incólume de Torcato Félix, o Santo do Povo, que tem origens castelhanas e criando, desta forma, uma ligação com os visitantes provenientes de Zamora.

A iniciativa, que contou com a presença do Concejal Christoph Strieder, tinha como objetivo fomentar a aproximação entre as cidades de Guimarães e Zamora. Também José Luís Prada, Secretário-Geral da Fundação Rei Afonso Henriques e José Ribeiro e Castro, Presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal estiverem presentes nas comemorações do aniversário já com olhos postos nas diligências com vista à comemoração do 900º Aniversário da Investidura de D. Afonso Henriques como Cavaleiro, a 08 de junho de 2025, e implementar a Via Regis Alphonsi.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES