CONFERÊNCIA INAUGURAL DO CURSO DE PROTEÇÃO CIVIL TRAZ ESPECIALISTAS À UMINHO

A Universidade do Minho, em Guimarães, acolhe esta quarta-feira, dia 28, às 15h00, a conferência inaugural da licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território, a primeira do género no ensino superior público em Portugal Continental.

A sessão de abertura decorre no espaço b-lounge da Biblioteca Geral do campus de Azurém, contando com as intervenções de Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, Helena Sousa, presidente do Instituto de Ciências Sociais, Rosa Vasconcelos, vice-presidente da Escola de Engenharia, e António Bento Gonçalves, diretor daquela nova licenciatura.

Segue-se a conferência “Formação Universitária em Proteção Civil: gestão do território, prevenção dos riscos e resposta às catástrofes”, na qual vão participar Francisco Castro Rego, presidente do Observatório Técnico Independente para Análise, Acompanhamento e Avaliação dos Incêndios Florestais e Rurais, Luciano Lourenço, presidente da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, e Domingos Xavier Viegas, coordenador do Centro de Estudos Sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra. A moderação é da jornalista Sandra Pereira, da RTP.

A licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território da Universidade do Minho funciona no campus de Azurém desde setembro, tendo nascido dos contributos das ciências sociais, da engenharia, das ciências, do direito, da educação, da enfermagem e da psicologia. O curso de três anos aposta num reforço da componente prática relacionada com as tecnologias de informação geográfica e em projetos de proteção civil com incidência territorial, num apelo ao espírito crítico e de análise, motores da capacidade de planeamento e gestão em situações de crise ou emergência.​ Os graduados poderão exercer na Administração Pública, nas Forças Armadas, nas forças de segurança, nos serviços de saúde, entre outros serviços e empresas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?