“CONSEGUES GUARDAR UM SEGREDO?”

É o primeiro livro de Fernando Cardoso, o escritor Vimaranense que, recentemente “assumiu a missão de dar asas à sua criatividade e dedicar mais tempo à sua paixão pela escrita, permitindo-se partilhar o seu trabalho com as pessoas”.

A ideia para este livro surgiu entre conversas sobre a infância: o que se fazia, o que não existia e o já não se faz. Na sequência dessas conversas, com amigos e familiares, veio a ideia de registar algumas tradições, formas de falar, de viver, que estão a cair em desuso, ou que já desapareceram.

Segundo o autor, em linguagem “bastante acessível”, este livro “conta-nos uma história que pode, numa cena ou noutra, lembrar ao leitor de algum momento da sua vida: ou porque viu nos noticiários algo parecido, ou porque conhece alguém que esteve numa situação semelhante, ou lembrar mesmo uma parte da sua própria vida. Tanto em termos de tradições mas também quanto aos valores das personagens. Diria que é um livro bastante fluido, e que desperta no leitor a ansiedade de conhecer o seu desfecho.” Acrescenta Fernando Cardoso.


“Consegues Guardar um Segredo?” é um romance que aborda os comportamentos humanos em diversas situações: na vida conjugal, no poder político, nos negócios, no associativismo, em diversas formas de poder. Retrata o que as pessoas fazem; o que pretendem transmitir; como querem ser vistas, que imagem pretender passar; e aquilo que é realmente percebido pelos outros. Simultaneamente, o livro aborda memórias coletivas de uma aldeia rural minhota em finais do séc. XX, que “vão trazer recordações, sobretudo a quem viveu a infância nessa época e nessas aldeias.”


O livro, “Consegues Guardar um Segredo?”, está disponível apenas online, através do contacto direto com o autor ou com a jovem editora, Edições Provocativa, utilizando as redes sociais.


Para além de estar já a trabalhar num novo romance, que deverá sair até ao final do próximo ano, Fernando Cardoso terminou de escrever um conto infantil que poderá ser lançado ainda antes do natal.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?