Contextile 2024 arranca este sábado
De 07 de setembro a 15 de dezembro de 2024, Guimarães será palco de discussão e exposição de arte têxtil contemporânea, numa edição que tem o toque como tema e o Canadá como país convidado.
Este ano, a Bienal Contextile 2024 vai ocupar vários espaços culturais e áreas públicas da cidade, tendo por referência a Exposição Internacional com 57 obras, de 50 artistas que decorrerá na Sociedade Martins Sarmento. As obras foram selecionadas por um júri internacional a partir das propostas de mais de 1.300 artistas de 79 países.
Nesta edição, há ainda destaque para uma exposição do artista catalão Josep Grau-Garriga, pioneiro da arte têxtil contemporânea na península ibérica. Para além disso, haverá também uma grande exposição de artistas do Canadá, país convidado, cujas obras refletem a dinâmica contemporânea da arte têxtil canadiana.
Como avançou Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura na Câmara Municipal de Guimarães, na conferência de imprensa de apresentação do projeto, este ano, o projeto terá ainda o maior ligação ao território tendo o toque como tema principal do evento. O vereador utilizou um termo em inglês “in.touch” querendo dizer que a Bienal de Arte Têxtil Contemporânea vai “estar em contacto” com território vimaranense, através da proximidade e diálogo com os artistas, empresas e produtores, conferindo que “só através de continuidade, consistência e coerência é possível afirmar um evento” e um território.
Tal como em edições anteriores, o evento terá residências artísticas, performances e workshops. O ciclo Textile Talks também está de volta e acontece no dia 08 de setembro, das 10h00 às 18h00, no Auditório do Palácio Vila Flor.
O Contextile Pass está à venda nas bilheteiras do CIAJG, do CCVF, da Loja Oficina e online em bol.pt.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 20, 2024
Presidente da Câmara admitiu que os processo na zona classificada pela UNESCO são mais demorados, mas afirmou que este caso já estava despachado.
Setembro 20, 2024
Na antevisão da partida frente aos dragões, este sábado às 18h00 no D. Afonso Henriques, o treinador Rui Borges deu conta de uma equipa motivada e atenta às características do adversário, garantindo que o grupo tudo fará para que os três pontos sejam somados no regresso aos jogos em casa. Na véspera de celebrar mais um aniversário, o Vitória SC quer dar mais uma alegria aos adeptos.
Setembro 20, 2024
No próximo dia 28 de setembro, a partir das 17h30, decorrerá no quartel a Sessão Solene de tomada de posse do novo comandante da corporação, Luís Andrade e, simultaneamente, a passagem ao Quadro de Honra do comandante Bento Marques.