Covid-19: Assintomáticos não precisam de teste negativo

A norma de isolamento de 10 dias para doentes assintomáticos foi atualizada na passada quarta-feira, 14 de outubro. Esta segunda-feira, dia 19, a diretora geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu como passa a funcionar.

Graça Freitas explicou que os doentes assintomáticos ou com sintomas ligeiros podem regressar à escola ou ao emprego após 10 dias de isolamento, depende apenas de uma declaração de alta clínica.

Os doentes em questão não necessitam, assim, de um teste negativo para o SARS-CoV-2, como até agora era preciso. “O médico assistente passará a declaração necessária para aquela pessoa regressar à escola ou ao emprego”, explicou na conferência. O período de isolamento ocorre ao fim de 10 dias, desde que, nos casos com sintomas, estejam sem usar antipiréticos durante três dias consecutivos e com “melhoria significativa dos sintomas”.

Relativamente a patologias graves, o fim das medidas de isolamento, e sem necessidade de novo rastreio, aplica-se 20 dias após o início dos sintomas. Aplica-se, na mesma, os princípios dos ligeiros: melhoria dos sintomas e ausência de febre.




Capacidade de transmissão é mais baixa em assintomáticos

“A conclusão a que chegamos é que a evolução clínica é mais relevante que a evolução laboratorial para determinar se um indivíduo se mantém ou não se mantém infecioso”, afirmou a diretora geral da saúde.

Dados recentes apontam para uma capacidade reduzida de transmissão do vírus ao fim de um determinado período de tempo nos casos de doença ligeira ou assintomática, ainda que o vírus continue a ser detetado em testes.

Quando se trata de profissionais de saúde ou prestadores de cuidados de elevada proximidade de doentes que vão ser admitidos em lares ou unidades de cuidados continuados ou paliativos ou doentes que vão ser transferidos nas unidades hospitalares para áreas não dedicadas, será preciso sempre um teste negativo para que o isolamento seja considerado completo.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?