
A Câmara Municipal de Guimarães tem já definido um plano de contingência para prevenir a infeção por SARS-CoS-2 (o novo coronavírus, Covid-10). O plano segue as recomendações emitidas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e pelo Despacho n.º 2836-A/2020 dos Gabinetes das Ministras da Modernização do Estado e da Administração Pública, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde.
Estão previstos, segundo o comunicado enviado às redações, “diversos procedimentos no sentido de antecipar e gerir o impacto” do novo coronavírus no “funcionamento dos serviços municipais, bem como de proporcionar a informação adequada aos trabalhadores da autarquia, quer em termos de prevenção, quer de identificação e de atuação perante eventuais casos”. “Perante as necessidades e exigências do concelho, este plano de contingência é evolutivo e com cariz operacional”, refere ainda o comunicado.
Para o plano, foi criada uma estrutura interna que se articula “com os agentes de saúde e proteção civil locais e que centralizam as respostas e decisões face à evolução da situação municipal”.