Covid-19: Guimarães regista 201 infetados, segundo a DGS. É o 3.º concelho minhoto com mais casos

Informação relativa ao número de casos passa a estar centralizada e é divulgada todos os dias pela DGS. Ontem, Marta Temido lançou um “apelo claro” às entidades locais para que a informação seja enviada de forma atempada.

© Direitos Reservados

Guimarães regista, até este domingo, um total de 201 casos confirmados de covid-19, mais 12 do que no sábado, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números foram divulgados este domingo no boletim epidemiológico da DGS atualizado diariamente.

Estes números diferem daqueles avançados pelas autarquias, que anunciavam os dados tendo como base os ACES. No entanto, a partir de agora, os números relativos à estatística local compilada não vão ser publicados.

No último sábado, a ministra da Saúde, Marta Temido, negou que as autoridades locais estejam proibidas de divulgar a estatística local compilada, depois de alguns autarcas terem acusado o Governo de impor uma espécie de “lei da rolha”. “Há sim um apelo claro a que todas as entidades que integram o Ministério da Saúde, em especial as autoridades locais e regionais de saúde, se concentrem no envio de informação atempada e consistente para o nível nacional”, afirmou.

“Temos de ter a noção que algum tipo de informação só pode ser coligido por autoridades oficiais” , como tal, segundo Marta Temido, “a DGS está neste momento a trabalhar numa metodologia que permita que as suas entidades locais e regionais possam também aferir aquilo que são os seus próprios reportes informativos pelos mesmos períodos de tempo”.

Com base nos dados da DGS é possível aferir que Guimarães é o terceiro concelho minhoto com mais casos. Surge atrás de Braga (621) e Famalicão (211). De resto, os municípios que compõem o Quadrilátero urbanos são os mais afetados pela pandemia. Concentram 72% de todos os casos da região minhota.

A informação apresentada refere ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?