CRIANÇAS DE ESCOLAS E ATL CANTARAM AS REISADAS NO LARGO DA OLIVEIRA
Perto de mil crianças estiveram presentes nas Reisadas deste ano. E todas sabiam as letras. Educadoras indicam que é "fundamental" transmitir tradições.
Perto de mil crianças estiveram presentes nas Reisadas deste ano. E todas sabiam as letras. Educadoras indicam que é “fundamental” transmitir tradições.
O Largo da Oliveira foi saudado com um “bom dia” em uníssono por parte de milhares de crianças que, na última sexta-feira, afluíram ao local para cantar as Reisadas. Vindas de várias instituições do concelho (20, segundo a Câmara Municipal), todas cantaram os reis ao presidente da Câmara Municipal e aos vereadores presentes. Entre as instituições presentes, encontrava-se a Casa do Povo de Fermentões. Catarina Pereira, professora de música no estabelecimento, frisou a importância do evento: “Primeiro, estão a conviver com outros meninos. Depois, estão a ver o centro histórico da sua cidade e cantam para alguém importante, o presidente da Câmara.”
As mais de mil crianças que se encontravam pelo Largo da Oliveira ostentavam coloridas coroas nas suas cabeças, um trabalho que requer tempo, mas que é recompensador. “Normalmente procuramos que as crianças participem na elaboração das coroas. A sua própria construção tem um significado. Aprendem a música a fazer a coroa, para além de outros conceitos, como a questão das cores, as texturas ou a matemática”, explica Arminda Silva, educadora de infância no Patronato de São Sebastião. A música, para muitos, é decorada na semana anterior: “Ensaios só na semana antes. A dificuldade é reter a atenção deles, mas todos são empenhados”, aponta a professora de música Catarina Pereira.
Para Diana Ribeiro, educadora de infância no Infantário de São Dâmaso, “o lado cultural” é fundamental no evento: “Conhecem as festividades de Guimarães e a tradição. Eles gostam muito, ficam muito orgulhosos, adoram participar. Sentem que fazem parte”, aponta. Arminda Silva concorda: “É importante manter as tradições da nossa cidade. É de louvar porque, de facto, cantar os reis é uma tradição da nossa cultura. Incutir isso nas crianças é importante para que elas possam crescer a aprender estas tradições, que muitos vão vivendo na própria família.”
O presidente do município, Domingos Bragança, salientou a importância de as crianças fazerem “parte nas decisões de hoje para a construção do futuro” através dos momentos de “participação ativa nos diversos momentos da nossa sociedade” e focou o papel do Município de Guimarães numa vertente distintiva enquanto “Cidade Educadora” e “Cidade Amiga das Crianças”, aponta comunicado da Câmara Municipal.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.
Outubro 8, 2024
Inserido no Mês da Economia, que decorre em outubro em Guimarães, o município promoveu um jantar que que participaram representantes de empresas locais, universidades e associações empresariais, com foco na Inovação Colaborativa e na modernização dos modelos de negócio.