CULTURA POPULAR PORTUGUESA SAI ÀS RUAS DE GUIMARÃES

Guimarães será uma das 13 cidades por onde vai passar o Popular – Inatel na Rua, uma iniciativa que pretende promover a cultura popular portuguesa. Esta é já a 4.ª edição do evento, que estará na cidade-berço de 11  a 13 de julho.

Com o objetivo de divulgar as práticas culturais tradicionais, esta iniciativa vai percorrer 13 cidades, de Chaves a Tavira passando também pelas ilhas, com atuações em espaços públicos, de modo a envolver as comunidades locais. Para Ricardo Costa, vereador da Câmara Municipal, é importante que a cultura chegue a todos. “Em cidades com uma marca cultural muito forte, como Guimarães, por vezes a cultura fica para a elite. Mas é importante que se leve a cultura para a rua, até ao povo. Faz todo o sentido, num concelho que vive cultura e desporto, acolher este evento”, afirmou.

Com 84 anos de história, o Inatel conta com cerca de 500 Centros de Cultura e Desporto, que têm nesta iniciativa uma forma de chegarem à população e darem a conhecer o seu trabalho. Permitir às associações culturais mostrarem o seu trabalho na rua, dar palco a projetos culturais que trazem inovação e renovar a cultura são, nas palavras de Francisco Madelino, presidente do Inatel, as premissas básicas para este Popular – Inatel na Rua. “Guimarães tem todas as caraterísticas para receber este tipo de evento”, acrescentou Francisco Madelino.

Do teatro à dança, passando também pela música, são várias as ações programadas para os três dias de evento em Guimarães. O arranque, na quinta-feira, 11, vai acontecer no Largo da Oliveira, pelas 21h15, com a animação da Escola de Gaitas da Ponte Velha. Pelas 22h00, na Plataforma das Artes, há concerto de Uxu Kalhus, que conjuga a música tradicional portuguesa com elementos como a componente eletrónica. Na sexta-feira está agendado, também para as 22h00 na Plataforma das Artes, o concerto de Stereossauro, um projeto de DJ que recorre a misturas que incluem desde o fado até à música tradional. O destaque do evento vai para sábado, com programação para todo o dia. Pelas 11h00, e com repetição pelas 17h00, há teatro infantil, pela Companhia de Teatro de Barcelos no Jardim da Alameda. No mesmo local, pelas 15h00, há atividades desportivas, com jogos tradicionais, carrinhos e trotinetas e, já à noite, o Largo da Oliveira recebe os Batalá Braga. O concerto de Luís Peixoto, na Plataforma das Artes, encerra o cartaz.

O presidente do Inatel destacou a importância da participação dos municípios para a realização da iniciativa, que passa por cidades com “alma profundamente nacional”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?