DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI

por RUI GUEDES

O Rotary Club de Guimarães (RCG) é um clube com 67 anos de história, tendo sido fundado a 22 de Março de 1948.

É um clube que, durante estes muitos anos de vida, contou com ilustres personalidades no seu quadro social e desenvolveu diversas iniciativas junto da comunidade que serve, Guimarães.

Atualmente tem mais de quatro dezenas de membros, que têm em comum serem líderes de negócios e profissionais que no dia-a-dia fomentam um elevado padrão de ética nas suas profissões e prestam ainda serviços humanitários.

É objetivo do RCG, como de qualquer outro clube rotário, estimular e fomentar o Ideal de Servir, bem como a ajuda ao próximo. Um Rotary Club é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial. Seguindo estes princípios, estes serão alguns dos programas que continuaremos a promover e a apoiar em Guimarães:

Banco de Cadeiras de Rodas: programa gerido de forma extraordinária pelo companheiro João Monteiro e sua esposa. Atualmente, temos 115 cadeiras que são utilizadas por particulares e estão disponíveis também em duas associações. Recentemente, o clube ofereceu ainda 10 cadeiras aos clubes afilhados de Caldas das Taipas, de Celorico e ao lar de Ronfe.

Desfibriladores Automáticos Externos (DAE) sob a supervisão e apoio incondicional do companheiro Vítor Sanfins, conhecido Cardiologista do Hospital de Guimarães, temos espalhado uma série de DAE´s por diversas coletividades e instituições vimaranenses, tornando Guimarães uma cidade mais segura.

Banco Alimentar: O clube tem um programa próprio de apoio às famílias mais carenciadas de Guimarães – uma iniciativa acompanhada de perto pelos companheiros António Lopes e José Neves – e que muito auxilio e ajuda tem prestado a diversas famílias da região.

Laboratório de Hemodinâmica: O Rotary Club de Guimarães, a Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira e a Câmara Municipal de Guimarães juntaram-se para implementar um projeto solidário que tem como objetivo dotar o Hospital de Guimarães com um Laboratório de Hemodinâmica, levando a excelência ao qualificado serviço de cardiologia do Hospital de Guimarães e salvar ainda mais vidas. A iniciativa contou já com o apoio de diversos empresários da região.

Prémios escolares: anualmente, o Rotary Club de Guimarães participa na entrega de prémios aos melhores alunos de algumas escolas do nosso concelho, e também com bolsas de estudo para alunos cujas famílias vivam em grandes dificuldades.

 

Por isto que apresento, e pelo muito que fica por dizer, refiro que é com muito orgulho que assumi a presidência de tão distinto clube durante este ano, um dos clubes com maior quadro social e reconhecimento no distrito a que pertence, e que muito tem dado à cidade, ao concelho e ao mundo.

Continuaremos a respeitar a longevidade, a rica história do RCG, procurando estar à altura das exigências, dos desafios que o futuro certamente nos apresentará.

Saudações rotárias, amigas.

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?