DÉRBI DO MINHO: VITÓRIA PROCURA TRIUNFO QUE FOGE DESDE 2014/2015

Os “conquistadores” têm vantagem nos confrontos em casa. Das nove vitórias dos bracarenses em Guimarães, em jogos a contar para a liga, quatro aconteceram nesta década.

© Marco Jacobeu

É preciso recuar à época de 2014/2015 para recordar a última vez que o Vitória levou a melhor sobre o Braga no Afonso Henriques. Um golo solitário de Ricardo Valente, que respondeu da melhor forma a um canto cobrado por Bernard Mensah, selou a vitória dos vimaranenses. O Vitória recebeu os bracarenses mais quatro vezes, mas só conseguiu somar um ponto nos 12 possíveis. Esse ponto foi conquistado há pouco tempo, no último jogo em Guimarães que colocou frente-a-frente as duas equipas. Na altura, as turmas de Luís Castro e Abel Ferreira dividiram os pontos. No entanto, os vimaranenses não conseguem conquistar os três pontos desde
esse jogo há quatro anos com Rui Vitória no banco dos “conquistadores”.

No total, o Vitória já foi anfitrião do SC Braga por 70 ocasiões e leva vantagem no confronto direto. Os “conquistadores” somam 41 vitórias
e 13 derrotas e apresentam um saldo de golos bastante positivo: 118 marcados e 64 sofridos. Ressalve- se que cinco das 13 derrotas surgiram na última década e que o Vitória atravessa o maior período sem vitórias frente ao rival. No próximo domingo, pelas 20h00, o Dérbi do Minho conhece a 121.ª edição a contar para a Liga Portuguesa.

Aqui as contas são mais equilibradas: contabilizando apenas jogos a contar para o principal escalão do futebol português, o Vitória leva uma pequena vantagem, com 48 vitórias, mais duas que o rival. Nos jogos em casa para o campeonato, os vimaranenses perderam nove vezes em 60 jogos, sendo que cerca de metade destas derrotas aconteceram na última década.

Por falar em recordes, convém relembrar um dos últimos confrontos entre os clubes do Minho. Os registos apontam para um emblema em crescimento para lá das fronteiras do concelho. A hecatombe do Vitória no início de 2018 ainda está bem presente na memória dos adeptos de ambos os clubes. O resultado nada aveludado (0-5) foi a maior vitória da equipa bracarense no terreno do rival. Curiosamente os mesmos números ditaram o resultado mais dilatado que o Vitória infligiu ao rival, em Guimarães.

Há 39 anos, precisamente no mês do novembro, na época 80/81, o Vitória goleou o SC Braga por 5-0, em casa. Os vitorianos viriam a terminar o campeonato em 5.º lugar, um ponto e um lugar acima do rival na tabela. Nesse jogo, os vimaranenses “despacharam” os bracarenses ainda na primeira hora de jogo. José Maria Pedroto viu do banco Fernando Festas, Ton Blanker  (2x), Mundinho e Ferreira da Costa fazerem os golos da vitória.

A primeira derrota do Vitória frente ao Braga para jogos do campeonato deu-se em 1965, altura em que os vimaranenses eram treinados pelo argentino José Valle. Os golos de Paulino e Peres não foram suficientes para evitar a derrota (2-3). De resto, o SC Braga tinha pouco para festejar nos redutos vimaranenses – os bracarenses passaram mais de 20 anos sem conseguir ganhar em Guimarães para o campeonato entre 1984 e 2005 -, mas foram conseguindo inverter a tendência nos últimos anos: quatro das nove vitórias bracarenses deram-se nesta década.

Vitória parte na frente  

Voltando ao presente e à época 19/20, a tabela mostra que o Vitória parte na frente. Leva quatro pontos de vantagem sobre o rival e defronta um Braga que ainda não encontrou a melhor forma na liga.

Ambos os clubes jogam a meio da semana para a Liga Europa, sendo que o Vitória vai contar com mais um dia de descanso já que a partida com o Arsenal está agendada para esta quarta-feira. Nesta competição, o Braga tem puxado dos galões e somou pontos nos três jogos que realizou, mas tem pela frente a receção ao Besiktas, da Turquia, na quinta-feira. Os bracarenses somam sete pontos e lideram o grupo. Já o Vitória ainda não soma qualquer ponto na competição.

Em contrapartida, o Vitória pode alargar a vantagem para o rival minhoto para sete pontos caso ganhe este domingo, dia 10 de novembro.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?