DGS lança guia sobre lanches escolares saudáveis

A Direção-Geral da Saúde e a Direção-Geral da Educação lançaram, na segunda-feira, um guia sobre lanches escolares saudáveis, assinalando o regresso ao ensino presencial de muitas crianças e jovens. 

Neste guia apresentam-se algumas regras simples para a constituição de um lanche saudável, descrevem-se os alimentos que devem fazer parte das lancheiras escolares, nomeadamente os alimentos “a privilegiar”, a consumir “de vez em quando” e “a evitar”, bem como as suas características nutricionais. 

Este manual contém também receitas simples e saudáveis, bem como a sugestão de uma ementa que mostra que é possível garantir variedade, utilizando, na sua grande maioria, alimentos que se enquadram no grupo dos “a privilegiar”.

A par destas informações é apresentada uma checklist de verificação de um lanche saudável e diferentes estratégias para incentivar as crianças a valorizarem e a apreciarem lanches saudáveis. 

Este documento destina-se aos encarregados de educação, mas também a professores e a educadores, bem como a todos aqueles que trabalham e lidam diariamente com crianças e jovens e que participam ativamente na preparação das suas refeições. Pode ser consultado no site da DGS.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?