DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COM VÁRIAS ATIVIDADES DURANTE A SEMANA

Caminhada Inclusiva está agendada para a próxima sexta-feira, 07 de dezembro.

 

 

Esta segunda-feira, 03 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. No âmbito do programa de atividades do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, está agendada a apresentação do livro “Avanços e Recuos e…”, de João Artur Fernandes, no Auditório da Biblioteca Municipal Raúl Brandão, em Guimarães.

O programa prossegue a 05 de dezembro, pelas 10h00, com o espetáculo “Diferentes Vozes por uma Sociedade Capacitada e Inclusiva para Todos” no Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor que conta com a participação da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães; Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela; CAO/Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães; Cercigui; Agrupamentos de escolas de Abação; Fernando Távora; João de Meira e Taipas. Este espectáculo terá tradução em linguagem gestual, permitindo assim que a comunidade surda participe em pleno nesta grande festa inclusiva! A entrada é livre.

No dia 07 de dezembro, pelas 10h30, ocorrerá mais uma Caminhada Inclusiva, que partirá do Paço dos Duques de Bragança e terminará no Largo da Câmara, com a leitura do Pregão. A Caminhada contará com a participação de atletas de nomeada, como, Dulce Félix; Manuel Mendes, o ex-jogador de futebol, Neno e alguns atletas dos medalhados da Cercigui, para além da participação já habitual dos alunos e familiares das escolas e das instituições que integram o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência. Esta iniciativa é aberta a todos aqueles que queiram participar.

Também o Vitória Sport Clube, no dia 09 de dezembro, aquando do jogo de futebol com o Rio Ave, se associa a estas comemorações, através da entrada no relvado dos jovens das instituições e das escolas com os jogadores. O programa termina no dia 10 de dezembro com uma aula aberta de judo adaptado na Cercigui.

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Cada ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos deste dia. Em 2018 o tema é “Emponderando pessoas com deficiência e garantindo inclusão e igualdade”, que chama atenção para os 30 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU a serem alcançados em 2030 e como estes objetivos podem criar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência.

Protocolo com Instituto Nacional da Rede de Balcões da Inclusão

Informa-se ainda que a Câmara Municipal de Guimarães renovou o Protocolo de colaboração com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., representado pelo seu Presidente, Humberto Santos, enquanto o Município de Guimarães esteve representado pela Vereadora para a Ação Social, Paula Oliveira, com o objetivo da criação do Serviço de Informação e Mediação para pessoas com Deficiência.

Esta sessão decorreu no passado dia 22 de novembro, no Fórum Lisboa, durante o 1.º Encontro Nacional da Rede de Balcões da Inclusão, destinado a técnicos de atendimento especializado a pessoas com deficiência, onde se discutiu e reforçou a importância desta resposta especializada, as boas práticas a ela associada, e os seus desafios futuros.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?