Dia Nacional do Estudante: Voz dos jovens de Guimarães ganha vida

Cerca de duas dezenas de estudantes da escola profissional D. Afonso Henriques, da escola secundária Martins Sarmento, da escola secundária Francisco de Holanda e da escola básica Fernando Távora estão a construir três telas que pretendem transmitir o que é ser estudante em Guimarães.

© Mais Guimarães

Ao longo da tarde de 24 de março, Dia Nacional do Estudante, Maria Carvalho, vice presidente da Casa da Juventude de Guimarães, esteve a acompanhar os jovens vimaranenses. “É importante que os jovens de Guimarães tenham voz e darmos palco e oportunidades aos jovens para que possam dar um bocadinho da sua imagem sobre o que é ser estudantes em Guimarães e aquilo que eles acham que é o estudo na vida deles”, explicou.

Os vimaranenses foram desafiados a partilhar ideias sobre ser estudante em Guimarães e dali surgirão três painéis: uma jovem criou um desenho de raíz e desenhou-o, um grupo de jovens pintou um painel que fez em grupo e há ainda um mais livre no qual cada um pode escrever ou desenhar o que quiser.

© Mais Guimarães

A parceria entre a Casa da Juventude e o município já está a ser pensada desde 2018, quando se começou a falar do Plano Municipal para a Juventude. “Os anos foram passando, o covid também, mudamos um bocadinho as nossas linhas orientadoras e agora surgiu a oportunidade e vamos agarrá-la da melhor forma”, contou Maria Carvalho.

Nelson Felgueiras, vereador com o pelouro da juventude, explicou ao Mais Guimarães como surgiu esta iniciativa: “precisamente de uma proposta em contexto da reunião do Conselho Municipal da Juventude, onde lançamos o desafio de os jovens dizerem que iniciativas queriam fazer em Guimarães”.

“A proposta surge dos jovens para os jovens e está a ser executada pelos jovens. O papel da Câmara é dar uma plataforma, meios e voz para que se expressem”, referiu.

Para o futuro, confidenciou, está a ser ultimada a programação da juventude, o plano atual de atividades a realizar em Guimarães neste âmbito.

© Mais Guimarães

Os murais estarão expostos nos Claustros da Câmara e, posteriormente, nas escolas do município.

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?