Do chumbo às eleições, vamos aos trambolhões
Por Eliseu Sampaio.
Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesO acontecimento da última semana é claramente o chumbo do Orçamento de Estado. É inevitável falar-se dele pelo impacto que este momento, único na nossa história democrática pós-74, terá nas nossas vidas nos próximos meses, ou anos até.
Após algumas semanas numa espécie de negociações, que em alguns casos acredito que de negociações tivessem apenas o termo nos rodapés dos telejornais, entre o Partido Socialista e os seus parceiros de “geringonça”, o Partido Comunista Português e o Bloco de Esquerda, que sustentaram o Governo durante os últimos anos, o Orçamento foi chumbado na Assembleia da República, contando com os votos favoráveis apenas dos socialistas.
Esta quinta-feira, o presidente da República deverá anunciar eleições legislativas antecipadas, que deverão realizar-se durante o próximo mês de janeiro.
Em termos políticos “isto vai uma salgalhada”, como se diz na minha terra. À esquerda, o PS está sem discussão interna, aparentemente, e mesmo os que não apreciam o registo de António Costa, lá têm que se aguentar porque o líder tem-se demonstrado infalível nas suas ações políticas. Até o timing das eleições antecipadas parece vir à medida das ambições de António Costa, e do partido. Mais à esquerda, quer a CDU, quer o BE terão que se voltar a afirmar como partidos “para além da geringonça”. A proximidade ao Governo e o chumbo do Orçamento de Estado poderão pesar-lhes nas urnas.
Á direita vai tudo pior, com os históricos PSD e CDS “às turras” na discussão das suas lideranças, e com processos internos complicados a pouco mais de dois meses das previsíveis eleições. O CDS num momento de quase autodestruição, como abordamos nesta edição do jornal, numa entrevista a Nuno Vieira e Brito.
Destes processos, os danos nos partidos são ainda imprevisíveis pelos sinais que estão a ser transmitidos ao eleitorado. Continuando mais à direita, e temos o Chega e a Iniciativa Liberal, que aguardam, quase como observadores, que alguns votos lhes caiam, claramente, no colo, pela confusão que para aí vai.
Precisamos que se alinhem ideias e de projetos para o futuro do país, era sobre isso que deveríamos estar já a falar. E não estamos, uma vez mais.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 15, 2024
Domingos Bragança concorda que o concelho precisa de uma agência para a captação de investimento, mas já não vai acontecer nos meses que lhe restam como presidente da Câmara.
Outubro 15, 2024
Ao serviço da Seleção Nacional de Sub-18, Afonso Meireles participou na conquista do Torneio das Quatro Nações. O médio vitoriano foi chamado em todos os jogos, tendo sido titular no segundo e terceiro duelos.
Outubro 15, 2024
Cerca de 80 pessoas marcaram presença no jantar do Primeiro Aniversário do Clube Atlético Santa Marinha da Costa realizado na Penha na noite do passado sábado, 12 de outubro.