DOMINGOS BRAGANÇA ELEITO PARA A COMISSÃO EXECUTIVA DO EIXO ATLÂNTICO

Ministro do Ambiente presidiu ao encerramento da sessão, que decorreu esta sexta-feira, na Maia. Associação do Eixo Atlântico está a comemorar 25 anos.

Guimaraes_Eixo_Atlantico

Ministro do Ambiente presidiu ao encerramento da sessão, que decorreu esta sexta-feira, na Maia. Associação do Eixo Atlântico está a comemorar 25 anos.O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, foi eleito membro da Comissão Executiva do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, no decurso de uma Assembleia-Geral que decorreu esta sexta-feira, 23 de fevereiro, na cidade da Maia, na qual contou com a participação do Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, que encerrou a sessão magna.

Além de Guimarães, integram a nova Comissão Executiva mais cinco representantes portugueses, nomeadamente, Rui Moreira (Porto), Ricardo Rio (Braga), Luísa Salgueiro (Matosinhos) e Júlia Rodrigues (Mirandela), enquanto a representação galega é composta por Abel Caballero (Vigo), Xulio Ferreiro (A Coruña), Miguel Lores (Pontevedra), Alfredo García (O Barco de Valdeorras), Lara Méndez (Lugo) e Jesús Vázquez (Ourense).

“Vamos trabalhar para o fortalecimento e a robustez do Eixo Atlântico! Cada um de nós dará o seu contributo com o objetivo de apresentar as suas propostas de território num âmbito mais global e geopolítico. A Galiza e o Norte de Portugal são regiões que apresentam, graças ao seu crescente desenvolvimento, um elevado potencial económico e que constituem, cada vez mais, um espaço privilegiado de interação e cooperação. Guimarães tem projetos estruturantes para esta Euro-região!”, afirmou Domingos Bragança.

Durante a reunião, cujos pontos da ordem de trabalhos foram aprovados por unanimidade, foi também lançado o debate e o desenvolvimento do Plano de Ação da Agenda Urbana para o Sistema Urbano da Euro-região Galiza-Norte de Portugal e as novas ligações complementares da linha ferroviária do Minho. A adequação e melhoria do Caminho de Santiago, a defesa dos Fundos de Coesão, de um novo tratado de cooperação bilateral entre Portugal e Espanha e a prevenção e luta contra os incêndios foram outros pontos de Assembleia-Geral, que aprovou um orçamento de 4.652.722 euros, assim como o programa com as ações e desenvolvimento estratégico previsto para 2018.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação transfronteiriça de municípios, criada em 1992, com o apoio da Comissão Europeia, que integra as 37 principais cidades da Euro-região Galiza-Norte de Portugal, configurando o seu sistema urbano. É uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a apoiar todas aquelas iniciativas que fomentem a cooperação transfronteiriça. Ao longo dos anos, consolidou-se como uma referência da cooperação na Europa, tendo contribuído para a estruturação e modernização do Sistema Urbano da Euro-região Galiza-Norte de Portugal, através de um conjunto de ações muito inovadoras e de grande valor acrescentado, promovidas individual ou conjuntamente com outras instituições.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES