DOMINGOS BRAGANÇA NOS 100 ANOS DA 1.ª GUERRA MUNDIAL

Emmanuel Macron e Angela Merkel presidiram cerimónia emotiva na floresta de Compiègne, em França. Domingos Bragança lembrou os soldados de Guimarães no centenário do Armistício que assinalou o fim do conflito bélico. 

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, evocou os soldados vimaranenses que morreram durante a Primeira Guerra Mundial (Batalha de La Lys), na cerimónia oficial que assinalou, este fim de semana, o centenário da assinatura do Armistício e que reuniu, cem anos depois, na floresta francesa de Compiègne, várias figuras de Estado no panorama europeu, com destaque para o Presidente francês Emmanuel Macron e para a Chanceler alemã Angela Merkel.

“A memória dos soldados portugueses e muito especial dos vimaranenses, que tombaram por uma Europa que queriam de paz, foi também hoje evocada numa cerimónia de Estado, com a solenidade que se impõe e com extremo significado para a Europa e para o Mundo”, referiu o Presidente do Município, que se associou às comemorações do centenário em Compiègne, lembrando os 1.884 soldados de Guimarães que faleceram na Batalha de La Lys e cujos restos mortais repousam no Cemitério Português de Richebourg, em França, perto da fronteira com a Bélgica. O cemitério, criado para o efeito em 1924, onde outrora passava uma trincheira portuguesa, tem elementos nacionais e é o único exclusivamente português em França, tendo no seu interior pedra e terra nacional.

Em 2018, no passado dia 09 de abril, cumpriram-se 100 anos da Batalha de La Lys, que decorreu na Primeira Guerra Mundial. Fazendo parte das nações beligerantes, por força da aliança Luso-Britânica, o Corpo Expedicionário Português (de onde fazia parte a Brigada do Minho que incluía soldados de Guimarães) preenchia a frente Ocidental nas Ardenas, em França.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?