DOMINGOS BRAGANÇA SOBRE AS FESTAS DA CIDADE E GUALTERIANAS: “QUE SEJA DO AGRADO DE TODOS”

De 26 de julho a 05 de agosto.

gualterianas apresentação

As Festas da Cidade e Gualterianas estão de regresso a Guimarães de 26 de julho a 05 de agosto. A edição de 2019 traz ainda de volta a Feira de Artesanato, que terá no lugar no Jardim da Alameda e também a Batalha das Flores, a decorrer no Largo do Toural. Nesta temporada, o momento emblemático será feito com flores naturais, para ir de encontro com a política ambiental da autarquia vimaranense.

Já há vários dias que as festas em honra de S. Gualter e da cidade estão na boca dos vimaranenses, devido à deslocalização dos divertimentos para a Alameda Alfredo Pimenta, uma das novidades deste ano. Depois das críticas tecidas ao município no ano passado, em que os equipamentos de diversão estavam no caminho para o teleférico, a autarquia ouviu “instituições e personalidades da cidade”, testemunhos cruciais para a escolha deste novo local. “A questão das diversões foram a questão central, com pena minha. São importantes, dá colorido, mas não podem ser centrais porque são comum a todas as festas no território nacional. O que é discutido não é ter o equipamento A ou B. É o local. Se são nas Hortas, no Toural, na Oliveira. O conjunto de entidades que ouvimos vão de encontro a esta deslocalização. Na cidade este foi o local mais consensualizado”, mencionou Domingos Bragança.

De acordo com o autarca vimaranense, o importante era “criar um eixo central”, pois as festas não são apenas em honra de S. Gualter, mas também da cidade. “O mundo mudou, a cidade de Guimarães mudou e os vimaranenses também mudaram. Que sejam do agrado de todos”, referiu Domingos Bragança.

O presidente da Câmara esclareceu ainda algumas questões importantes, que têm surgido entre os vimaranenses depois desta nova localização ter sido divulgada. “A faixa de rodagem no sentido Toural – Alameda Alfredo Pimenta, do lado direito, ficará livre. Já a envolvente ao estádio é de apoio ao aparcamento”, comentou. O autarca deixou claro que o plano de segurança mereceu a aprovação das autoridades e que foi trabalhado com as mesmas. Domingos Bragança acrescentou ainda que as árvores cortadas na Alameda “estavam doentes” e que foram retiradas devido a esse mesmo plano de segurança. “Em Outubro serão plantadas novas árvores”, garantiu o edil.

O programa da edição deste ano, explicado detalhadamente pela vereadora da Cultura, Adelina Paula Pinto, terá como cabeças de cartaz Blaya, Dino D’Santiago e Johnny Abreu. “Vamos agradar a várias faixas etárias, a vários tipos de gosto. Temos isto pensado para toda a cidade”, afirmou a também vice-presidente da Câmara.

Por fim, o momento emblemático desta edição será mais uma vez a Marcha Gualteriana, a decorrer no dia 05 de agosto, segunda-feira, pelas 22h00. Serão dez carros alegóricos a desfilar pelas ruas da cidade, com vários números vivos “surpreendentes”. Caso este ano não haja proibições relativamente ao fogo de artifício, este será lançado no Largo da Mumadona.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS