fbpx

“ECO AFONSINHO” PODERÁ SER REPLICADO EM MAIS MUNICÍPIOS

“Olá, bem-vindo à Guimarães”. Assim começa o jogo “Eco Afonsinho”, com o lema ‘Conquista o Futuro’. O jogo virtual dedicado aos mais novos – dos seis aos doze anos – tem como grande finalidade educar as crianças a ter boas práticas ambientais de uma forma diferente e interativa.

A iniciativa já foi apresentada em setembro do ano passado, mas chega agora às escolas do concelho de Guimarães. O “Eco Afonsinho” vai ser apresentado aos alunos das 59 escolas básicas do primeiro ciclo (EB1), dos 14 Agrupamentos de Escolas vimaranenses, tendo a primeira sessão decorrido, esta manhã, na EB1 de São João de Ponte.

Feita a apresentação aos 200 alunos daquela escola, Maria do Rosário Azevedo, Secretária Executiva da CIM do Ave, esclareceu que Guimarães foi a primeira cidade a “agarrar” esta ideia, e que agora como o jogo já está lançado, acredita que os restantes municípios pertencentes àquela Comunidade Intermunicipal queiram abraçar o projeto e aplicá-lo à sua realidade. “Quando a CIM se associou a este projeto lançou o repto a todos os oito municípios da região do Ave. Guimarães agarrou esta ideia e não perdemos a esperança de que esta experiência venha também a ser adoptada pelos outros municípios. Eventualmente, seguindo a lógica escolherem uma personalidade ou um símbolo típico, tendo já a base do jogo preparada será mais fácil para fazer a reprodução do jogo”, apontou.

Já Adelina Paula Pinto, vereadora com a pasta da Educação, sublinhou que “as crianças são o futuro” e é na sensibilização dos mais novos que se chega aos adultos. “Temos este compromisso para que o projeto não fique só na escola, porque não temos vinte anos há espera que eles sejam adultos para mudar o mundo, tem de ser mudado já hoje. Através das crianças, temos de chegar às famílias e à comunidade. É através das crianças que mudamos os adultos, que são muito mais difíceis”, referiu a vice-presidente da Câmara.

Sofia Ferreira, vereadora responsável pelo pelouro do Ambiente, recordou a preocupação de “tornar o município cada vez mais sustentável”, e a importância do “Eco Afonsinho” para essa missão. “No jogo, com o nosso Afonso Henriques, levamos as nossas crianças a percorrer a nossa cidade, superando um conjunto de obstáculos, com questões associadas à temática do ambiente, com caráter pedagógico. O objetivo é, uma vez mais, através das crianças e com recurso às tecnologias limpas, desenvolvermos e reforçarmos a nossa responsabilidade com a defesa do ambiente”, apontou.

Recorde-se que o “Eco Afonsinho” é um jogo que consiste numa personagem, o D. Afonso Henriques, percorrer um mundo virtual, a cidade-berço, e ultrapassar desafios relacionados com o ambiente. O jogo já está disponível em formato digital, e poderá ser jogado no computador ou no telemóvel/tablet, para sistemas Android.

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

SUBSCRIÇÃO GRÁTIS

RECEBA O JORNAL MAIS GUIMARÃES

NO SEU EMAIL

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?