Em Guimarães prosseguem as comemorações do dia Um de Portugal

Guimarães celebra, neste fim-de-semana, os 896 anos na batalha de S. Mamede, dia Um de Portugal.

© Rui Dias/Mais Guimarães

Por estes dias, milhares de pessoas percorrem as ruas da cidade, do seu centro histórico, durante a Feira Afonsina, com uma viagem à Idade Média subordinada ao tema “Os Alicerces do Reino”. Esta é uma das iniciativas inseridas nas comemorações.

Nesta segunda-feira, dia 24 de junho, feriado municipal ocorrerão novas inaugurações, promovidas pelo município, e também momentos solenes, como a sessão solene, à noite, no campo de S. Mamede, com o castelo da nacionalidade como pano de fundo.

O hastear das bandeiras terá início às 09h00, no Paços do Concelho, antigo Convento de Santa Clara.

À mesma hora, junto ao Estádio D. Afonso Henriques, terá início a 14.ª edição do Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal”, um evento que percorre as principais artérias da cidade de Guimarães e reúne centenas de pessoas. Várias figuras do ciclismo nacional estarão presentes no evento.

Na vila das Taipas, às 10h00, haverá a inauguração da Requalificação do Centro Cívico da vila.

Pelas 11h45, será inaugurado o Centro de Artes e Ofícios dos Fornos da Cruz de Pedra, e a Missa Solene, acontecerá na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira às 17h00.

Às 18h30, dá-se início às cerimónias comemorativas do 896º aniversário da Batalha de São Mamede pelo Exército Português, junto à Estátua de D. Afonso Henriques, na Rua Conde D. Henrique.

A sessão Solene Evocativa do 24 de Junho de 1128 está marcada para as 21h30 no Campo de São Mamede. O certame será brindado com um concerto pela Banda de Musical de Pevidém e do Coro São Mamede.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES