Encaminhamento de doentes do Hospital para os Centros de Saúde

O Hospital Senhora da Oliveira (HSOG) e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave têm um projeto de referenciação de doentes que recorrem ao Serviço de Urgência. Nestes últimos dois meses, foram referenciados 72 doentes para as unidades do ACES, cuja prioridade de atendimento não era urgente.

“Este valor representa já um resultado positivo e animador, dos doentes que receberem cor verde ou azul na triagem (os casos de menor gravidade) naquele período”, anuncia o HSOG, em comunicado.

Este referenciação não implica obrigatoriedade para o utente, que pode insistir em ser atendido no Hospital, sem assim entender. Contudo, os utentes que são indicados às unidades de cuidados de saúde primários, vão com a garantia de terem consulta marcada, ao abrigo do protocolo entre o HSOG e o ACES.


Considerando os objetivos definidos em conjunto pelo HSOG e pelo ACES Alto Ave em relação à gestão do
percurso do utente com doença aguda/agudização de doença crónica, e os princípios base dos projetos SNS +Proximidade, as referidas instituições estabeleceram no passado mês de julho um protocolo colaborativo ao nível da referenciação de utentes do Serviço de Urgência do HSOG para as Unidades de Saúde do ACES Alto Ave, para o próprio dia ou dia subsequente.

No âmbito deste projeto são disponibilizadas diariamente pelo ACES ao HSOG vagas para marcação deste tipo de consultas. Só são referenciados utentes que, após processo de triagem pelo sistema de triagem no Serviço de Urgência, sejam classificados como verdes ou azuis e que consintam o encaminhamento para a respetiva Consulta Aberta da sua Unidade de Saúde Familiar.


A implementação deste e de outros projetos visa a complementaridade entre estas duas estruturas do Serviço Nacional de Saúde, tendo como objetivo encaminhar o utente para a sua equipa de saúde familiar
que melhor o pode atender, por ter um melhor conhecimento do histórico clínico do utente.


“A implementação deste sistema de referenciação dos utentes para as Unidades de Saúde Familiares, visa contribuir para uma melhor resposta à elevada procura do Serviço de Urgência do HSOG, proporcionando uma diminuição dos tempos de espera e das denominadas falsas urgências”, afirma o comunicado do HSOG.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?