ENOTURISMO É A NOVA APOSTA DO MUNICÍPIO NO SETOR DO TURISMO
Projeto junta Câmara Municipal e oito parceiros, produtores de vinho locais.

destaque enoturismo
Foi assinado esta tarde um protocolo entre a Câmara Municipal de Guimarães e oito parceiros, produtores de vinho locais, para o desenvolvimento do projeto “Enoturismo em Guimarães”. Esta é mais uma aposta do município no setor do turismo.
Com o combate à sazonalidade e o aumento dos dias de estadia na cidade entre os principais objetivos, o Enoturismo pretende ser mais uma ferramenta de afirmação do turismo no desenvolvimento económico local. “É muito importante estarmos aqui hoje a assinar esta parceria. É uma mais-valia pelo esforço que temos vindo a fazer. Guimarães tem registado uma tendência de subida em termos turísticos e temos de ser capazes de capitalizar a nosso favor as vantagens que este setor nos traz”, começou por revelar Sofia Ferreira, vereadora com competências no turismo.
Relativamente ao enoturismo, que Sofia Ferreira considera ser uma oportunidade, “é um área que motiva visitas e que tem tido cada vez mais procura”. “Temos ofertas de excelente qualidade mas temos que as conseguir estruturar. Este é um projeto que envolve oito parceiros e é uma oferta em que procuramos agregar informação importante e facilitar a visitação”, explicou Sofia Ferreira.
Para Arthur Faria de Carvalho, da Quinta da Cancela e representante do grupo de parceiros, o enoturismo é um segmento com potencial e é “um canal de distribuição alternativa muito importante”. “Este turista vai ser embaixador do vinho verde onde quer que vá”, acrescentou. Também Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes destacou a importância desta aposta, que vai de encontro ao aumento que se tem registado nas exportações. Ainda assim, ressalvou que “é preciso que a hotelaria e a restauração estejam presentes”.