ESCOLA ALTO DA BANDEIRA RECEBEU O ARRANQUE DA CAMPANHA DE RECOLHA SELETIVA

A escola Alto da Bandeira recebeu esta manhã o arranque da campanha de Recolha Seletiva, que vai abranger todas as escolas EB1 e EB 2,3 de Guimarães. As vereadoras Adelina Pinto e Sofia Ferreira marcaram presença, tal como os representantes da Resinorte, parceira do município na iniciativa.

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a problemática dos resíduos, apostando na consciencialização ambiental, serão distribuídos “ecobags” por 75 escolas do concelho, num total de cerca de 650. Cada sala de aula vai receber um destes conjuntos (um saco de cada uma das cores da reciclagem), assim como cada escola irá receber também ecopontos. Para as vereadoras presentes, é importante que este tipo de ações vise as crianças, sendo elas os cidadãos do futuro e elementos capazes de mudar a mentalidade dos adultos mais próximos. “É uma iniciativa importante e tem como objetivo promover ações que envolvam as nossas crianças nesta grande responsabilidade que temos para com a preservação do nosso planeta. Os meninos que iniciaram esta ação, todos eles, evidenciaram que já têm conhecimentos interessantes quanto à reciclagem. Isto faz-nos ter forte esperança nesta geração. As crianças são determinantes. Ficou ali claro que todas elas sabem o que é a reciclagem mas quando lhes perguntamos se o fazem em casa, percebemos que não. As crianças são fundamentais para serem o elemento que vai motivar e responsabilizar os pais”, explicou Sofia Ferreira.

“A função da escola é ser pro-activa e tem que ter esta visão de comunidade. Não pode só pensar nas crianças, embora tenha que pensar prioritariamente nelas, mas tem de pensar que através das crianças faz mudar o território e as pessoas, faz mudar os contextos. É muito mais fácil mudar o hábito de uma criança e depois eles conseguem mudar as famílias. Aquilo que nós queremos enquanto cidade educadora não é um conceito abstrato, é um conceito real e concreto, que a educação seja tida numa lógica mais transversal e para a vida, em que se misturem todos estes novos conceitos”, acrescentou a vereadora da educação, Adelina Pinto.

Este tipo de iniciativas vai continuar a ser uma aposta do município, tal como garantiu Adelina Pinto, que explicou que “é pelas crianças e é pela educação que mudamos o mundo, sabendo sempre que não podemos esperar que sejam estas crianças a mudar o mundo, é muito tempo. Esperamos que através delas consigamos fazer alterações imediatas no território. Eles têm de mudar mas também de convencer a população adulta que ainda está em idade de mudar”

As ações começaram hoje e terminam na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (já em meados de novembro), num total de 330.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?